Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

18 de junho de 2021

Dica de Leitura: Uma viagem a Bolívia do século passado

Por Laura Simon Marques

O que você sabe sobre a Bolívia? Se você é como a maioria dos brasileiros, então a resposta é “quase nada”. Mas o livro Os Afetos, escrito por Rodrigo Hasbún, autor boliviano, pode te ajudar descobrir um pouco mais da história da nação.

Como muitos outros países latino-americanos — Brasil incluído — a Bolívia se tornou um destino de refúgio para os alemães depois da sua derrota na segunda guerra mundial. Em “Os Afetos”, acompanhamos a família Ertl, cujo patriarca, Hans, era o cinegrafista dos filmes de propaganda de Hitler feitos por Leni Riefenstahl, a responsável por difundir a “estética nazista” como nós a conhecemos hoje. Hans Ertl leva sua esposa e três filhas, Monika, Heidi e Trixi para La Paz em 1955. Uma mudança continental, entretanto, é pouco para o espírito aventureiro de Hans, e ele parte para uma expedição em busca da cidade inca perdida de Paititi, levando consigo suas duas filhas mais velhas para ajudá-lo a produzir um documentário sobre essa aventura.

Apenas essa primeira parte já poderia ter sido desenvolvida em um romance de quatrocentas páginas, porém vamos seguir ainda Monika, Heidi e Trixi durante algumas décadas, acompanhando junto do desenvolvimento de suas vidas, uma Bolívia pobre e politicamente atormentada durante os anos 60 e 70. E o livro possui menos de 150 páginas.

O autor consegue fazer isso porque seu livro não se trata de uma narrativa explosiva envolvendo expedições à selva amazônica, perseguição de militares a militância comunista, e assassinatos. Esses elementos estão no livro, sim, mas são o plano de fundo para o tema principal: as memórias e conexões afetivas dessa família. Narrado de diversas maneiras diferentes por diversos personagens, as mais comuns sendo as três irmãs, o livro brilha na diferença palpável dessas múltiplas vozes e na sensibilidade das suas narradoras femininas.

Título: Os Afetos

Autor: Rodrigo Hasbún

ISBN-13: 9788580579192

ISBN-10: 8580579198

Ano: 2016 / Páginas: 128

Idioma: português

Editora: Intrínseca

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir