Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Foto: Divulgação/Coprel.

21 de junho de 2021

Economizar energia elétrica começa com a mudança de hábitos

Por Coprel

Economizar energia elétrica significa pensar de forma consciente, para a preservação ambiental e dos recursos naturais. Pequenas atitudes diárias começando dentro de casa, podem fazer a diferença em relação ao meio ambiente e ao valor da sua conta de luz no fim do mês. Com a aproximação do inverno e com as pessoas mais tempo em casa, o consumo tende a aumentar. Separamos algumas dicas para você economizar energia elétrica:

Chuveiro elétrico: o chuveiro é um dos equipamentos que mais consomem energia em uma residência, representando cerca de 30% do valor da conta de luz. É possível encontrar equipamentos com potências variadas, que vão de 3200W até 7400W. A potência do chuveiro é determinante em seu consumo, por isso, é importante adquirir chuveiros com mais opções de regulagem da temperatura e utilizar a chave seletora em posições intermediárias. Outra forma de economizar, é reduzir o tempo de banho.

Prefira lâmpadas de LED: As lâmpadas de LED possuem melhor custo benefício, por serem 85% mais econômicas, e terem uma vida útil superior a outros modelos. Na hora de escolher um modelo, opte pelas de LED.

Mantenha equipamentos elétricos em boas condições de uso: manter limpos os filtros da lavadora e secadora de roupas e dos aparelhos de ar condicionado garantem maior eficiência destes equipamentos, evitando o desperdício de energia. Faça a higienização dos filtros destes equipamentos de forma periódica.

Selo A da Procel: O Selo Procel indica os produtos com menor consumo de energia.  Na hora de comprar um equipamento elétrico, principalmente eletrodoméstico, verifique se o mesmo tem o Selo Procel de Economia de Energia e opte pelo selo A, que é o mais econômico.

Ao passar mais tempo em casa, principalmente em virtude da pandemia e da chegada dos dias mais frios, a tendência é utilizar ainda mais os equipamentos elétricos. Adote mudanças de hábitos seguindo as dicas e fazendo o uso consciente da energia, assim, perceberá uma diferença na conta de luz no fim do mês. Pequenas atitudes cooperam com o seu bolso e com o meio ambiente.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir