Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

28 de julho de 2021

Morre André Catimba, ídolo no Vitória, Grêmio e Guarani

Por Redação do ge 

André Catimba, ex-jogador que marcou época com as camisas de Vitória, Grêmio e Guarani, morreu nesta quarta-feira. A morte do jogador foi confirmada por familiares, mas as causas ainda não foram reveladas.

Carlos André Avelino de Lima era natural de Salvador e foi revelado pelo Ypiranga. Ele chegou ao Vitória em 1971 e vestiu a camisa rubro-negra por cinco anos. Fez parte de um dos que é considerados o maior time da história do Vitória, inclusive participou da histórica conquista do Campeonato Baiano de 1972. No Leão, ele é o segundo maior artilheiro em Brasileiros.

André Catimba faz gol do título no Gre-Nal de 77 — Foto: Armênio Abascal Meireles/Agência RBS

Após a trajetória de sucesso no Vitória, o atacante foi transferido para o Guarani. Ficou apenas uma temporada na equipe do interior paulista, mas o suficiente para fazer 27 gols. No Grêmio, onde recebeu o apelido que carregou por toda a vida, ficou marcado por uma cena em especial durante um Gre-Nal.

Os gols marcados pelo ex-atacante não ficaram restritos ao futebol brasileiro. No ano de 1980, ele foi para a Argentina, onde defendeu o Argentinos Juniors. Na época, Catimba já era um veterano, e, em Buenos Aires, encontrou um jovem talento que estava prestes a explodir. Ele foi o primeiro brasileiro a jogar ao lado de Maradona.

A passagem de André Catimba pela Argentina foi curta, durando apenas seis meses. No país vizinho, o ex-atacante enfrentou algo que vai além do futebol. Dentro de campo, era vítima de injúrias raciais. Maradona foi um ponto de apoio diante de um ambiente extremamente hostil.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir