Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

6 de agosto de 2021

O que esperar do clima em agosto

Por MetSul

Agosto faz jus à fama do “cachorro louco” também no clima. Se na maioria dos meses do ano é comum alternâncias de períodos quentes e frios por estar o Rio Grande do Sul numa zona de “fronteira climática”, em agosto estas variações são ainda mais radicais. Já se viu muitas vezes o Estado sair de um dia com mais de 30ºC para frio intenso e neve só com 24h ou 36h de intervalo.

É um mês que tem um aumento substancial dos dias de temperatura amena ou elevada na comparação com os dois demais meses do inverno, junho e julho, e ainda registra um aumento na frequência de temporais, especialmente de granizo. Ainda, há precedentes de ciclones intensos e de episódios graves de tempo severo, como o que trouxe o tornado em Muitos Capões no final de agosto de 2005.

O mês de agosto neste ano pode ser repartido em dois momentos. A primeira e a segunda quinzenas do mês terão padrões diferentes na temperatura e principalmente na chuva. Na chuva, o mês terá uma grande variabilidade de volumes de uma região para outra, mas a tendência é de que os mais altos volumes se concentrem sobre a Metade Norte gaúcha, no caso do Rio Grande do Sul.

No geral, no Centro-Sul do Brasil, a precipitação deve ficar abaixo da média no mês. A maior parte da primeira metade de agosto será marcada pelo predomínio do tempo firme com muitos dias de sol, nevoeiro e neblina. Em muitos locais do Sul do Brasil não deverá chover nos primeiros dez dias do mês.

Contudo, o aumento da precipitação não deve ser suficiente para evitar que agosto finalize com os índices de chuva abaixo da média na maioria das áreas do Centro-Sul do Brasil. Por conta da atmosfera mais instável na segunda quinzena, será o período com aumento de risco de temporais.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir