Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

18 de agosto de 2021

Rio Grande do Sul terá mês dedicado a prevenção do suicídio

Com um mandato voltado à valorização da vida, a deputada estadual Franciane Bayer aprovou mais um projeto de lei que busca salvar vidas. Na sessão extraordinária híbrida desta terça-feira (17), que contou com a visita de sua irmã, deputada federal Liziane Bayer, também defensora da pauta, foi aprovado o PL 206/2020, que institui a campanha Setembro Amarelo e o Dia Estadual de Prevenção ao Suicídio, a ser realizado em 10 de setembro. O objetivo da matéria, segundo a parlamentar, é dar visibilidade ao assunto através de diversas ações, como a promoção de palestras e seminários para orientar e alertar a população sobre o tema e a capacitação de profissionais de saúde para auxiliá-los na identificação de pessoas que se enquadrem nesse perfil. “Somos o estado brasileiro com os maiores índices de suicídio e precisamos mudar essa triste realidade. O suicídio ainda hoje é considerado um tabu na sociedade e a falta de informação e diálogo sobre o assunto não tem contribuido para a redução dos casos no Rio Grande do Sul”.

A iniciativa também pretende estimular e disseminar, em parceria com órgãos públicos, universidades, entidades, organizações não governamentais e demais instituições, o debate sobre o suicídio, ampliando a discussão sob o ponto de vista social e educacional, tendo em vista que o suicídio já representa a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 24 anos.

Presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio, Franciane Bayer explica que a campanha Setembro Amarelo terá como símbolo um laço de fita na cor amarela, devendo as instituições públicas, em todas as esferas, e a iniciativa privada, por adesão, participarem da divulgação da campanha mediante a utilização de iluminação e decoração na cor amarela, em suas sedes, monumentos, logradouros públicos, em especial os de relevante importância e de grande fluxo de pessoas, durante o mês de setembro.

O PL 206/2020, aprovado por unanimidade, segue agora para sanção do governador Eduardo Leite.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir