Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

23 de agosto de 2021

Senai abre vagas para 19 cursos gratuitos e a distância

O mercado de trabalho é exigente e, em tempos de crise do desemprego, um bom currículo pode ser determinante. Para quem quer melhorar ainda mais sua qualificação profissional, uma iniciativa do Senai, no portal Mundo Senai, oferece mais de 1.719 cursos online. Desses, 19 estão sendo ofertados gratuitamente.

Cursos online gratuitos do Senai

Para se inscrever, basta acessar o site, encontrar o curso desejado, clicar sobre ele, ver nos detalhes os requisitos exigidos e fazer a matrícula. A maioria dos cursos conta com certificado de conclusão. Confira detalhes sobre as modalidades disponíveis.

1. Desvendando a Blockchain

A Blockchain é um livro de razão pública, contábil, que atua no processo de registro de transação de moeda virtual, caso do Bitcoin. Através desse registro, é possível garantir que ele seja confiável e não haja mudanças. Curso excelente para quem estuda o mercado financeiro e gosta de tecnologia.

Entre os requisitos básicos, destacam-se conhecimentos de informática, ter completado a 5ª série do nível fundamental, mínimo de 14 anos e ter acesso a computador com internet com boa conexão.

2. Desvendando a Indústria

Excelente curso para quem é da área administrativa e quer conhecer mais sobre tecnologias no universo industrial. O objetivo do curso é traduzir o conceito dessas respectivas tecnologias instrutivas.

Poderão participar do curso pessoas a partir dos 12 anos completos, ter certa afinidade e domínio com informática básica e internet.

3. Desvendando o BIM Building Information Modeling

Arquitetos devem amar esse curso, mas ele não é apenas para esse público. Haja vista que pessoas cursando a 6ª série do ensino fundamental podem fazer, bem como ter idade mínima de 16 anos.

O Building Information Modeling (BIM), que transliterado para nosso idioma, quer dizer Modelagem da Informação da Construção, é nada mais que um conceito contemporâneo de desenhar projetos arquitetônicos para construções.

Nesse conceito, os desenhos são em 3D e muito mais fáceis de serem compreendidos.

4. Get Connected

Esse curso introduz o indivíduo no universo da tecnologia dos computadores e da internet. É uma espécie de cartilha do mundo dos computadores e da internet. Ele inicia nos conceitos básicos de computação e se expande até a complexidade da identificação de erros e as soluções em hardware, software e redes.

O curso exige idade mínima de 14 anos para ingressar, ensino fundamental e básico de internet.

5. HCIA-5G – Indústria de aplicações – HUAWEI

tecnologia de internet 5G é uma realidade no Brasil e este curso trata sobre o que venha ser o HCIA-5G, motivação 5G  e seu uso no universo industrial. A idade mínima para ingresso no curso é 16 anos e é necessário possuir conhecimentos básicos de informática.

4. Get Connected

Esse curso introduz o indivíduo no universo da tecnologia dos computadores e da internet. É uma espécie de cartilha do mundo dos computadores e da internet. Ele inicia nos conceitos básicos de computação e se expande até a complexidade da identificação de erros e as soluções em hardware, software e redes.

O curso exige idade mínima de 14 anos para ingressar, ensino fundamental e básico de internet.

5. HCIA-5G – Indústria de aplicações – HUAWEI

tecnologia de internet 5G é uma realidade no Brasil e este curso trata sobre o que venha ser o HCIA-5G, motivação 5G  e seu uso no universo industrial. A idade mínima para ingresso no curso é 16 anos e é necessário possuir conhecimentos básicos de informática.

8. Consumo Consciente de Energia

O curso é uma excelente introdução ao mapa energético brasileiro. Nele, você saberá tudo sobre o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). Também aprenderá Boas práticas domésticas, Iluminação eficiente para redução do consumo de energia, rendimento luminoso, entre outros.

Pessoas a partir dos 12 anos completos podem fazer esse curso.

9. Desenho Arquitetônico

Esse curso é voltado para introdução ao desenho arquitetônico. Com isso, aprenderá um pouco sobre história dos desenhos voltados para construção, modernização, normatização, materiais e instrumentos, entre outros.

Não existem pré-requisitos para o curso.

10. Educação Ambiental

Mais que um curso é uma conceituação do nosso dever de preservação ambiental. Entre muitos assuntos abordados, destacam-se a Legislação brasileira sobre o assunto, Agenda Ambiental na Administração, Coleta de Lixo, Projeto de Isolamento Térmico e Consumo de água.

É exigido ter no mínimo 12 anos, ter domínio de informática básica, entre outros requisitos que podem ser conferidos no site.

11. Empreendedorismo

Para quem gosta de empreender ou sonha em ser empreendedor, esse curso abrange o conceito de empreendedorismo e como funciona esse mercado.

Pode fazer o curso pessoas a partir dos 12 anos completos.

12. Finanças Pessoais

Cuidar das finanças é algo que quase todo brasileiro precisa aprender e, nesse curso, é possível aprender sobre como determinar o perfil financeiro pessoal, conceitos da educação financeira e sua importância, gerenciamento de dívidas, direitos do consumidor e como ser investidor.

Pessoas a partir dos 12 anos completos poderão fazer o curso.

13. Lógica de Programação

Curso voltado para quem sonha atuar no mercado de T.I e se tornar um programador. O curso é uma introdução a tipos de dados, variáveis expressões aritméticas, expressões lógicas, estruturas e muito mais.

Vale a pena investir o tempo neste curso que é totalmente gratuito. A partir dos 12 anos já é possível fazer o curso.

14. Logística (5’s e almoxarifado)

Uma das áreas que mais empregam no Brasil é a de logística. Nesse curso, é possível aprender sobre o contexto histórico da logística no país, modalidades de transporte, sistema 5`s almoxarifado e muito mais.

Pessoas a partir dos 12 anos completos podem fazer o curso.

15. Metrologia

A metrologia é fundamental, sobretudo para quem tem funções que exijam muita medição. É possível aprender neste curso sobre o sistema internacional de unidade, quais são os instrumentos de medição, entre outras.

É um curso bem completo para o nível iniciante. Como quase toda a maioria, deve-se ter idade mínima de 12 anos completos para fazer o curso.

16. Noções básicas de Mecânica Automobilística

Tem muito profissional de mecânica que trabalha a partir de conhecimento prático, mas também tem aqueles que querem iniciar na profissão. Para esses dois públicos, o curso é recomendado.

Ele abrange o sistema de suspensão e rodas, sistema de freios, sistema de direção, motor ciclo Otto, entre outros. A idade mínima é 12 anos completos.

17. Propriedade intelectual

Um tema muito atual e que é muito relevante, pois estamos na era dos plágios. Entretanto, com a ajuda da tecnologia, é possível evitá-los. O curso trata da legislação brasileira e internacional no quesito direito do autor, direitos conexos, programa de computador, marca, patente, desenho industrial, entre outros.

É preciso, também, ter 12 anos completos para realização desse curso.

18. Segurança do Trabalho

Talvez um dos cursos mais realizados pelas empresas é o de Segurança do Trabalho. Ele abrange conceitos, principais acidentes no ambiente de trabalho, histórico sobre o uso dos EPI´s e EPC´s.

Esse curso também abrange pessoas a partir dos 12 anos completos.

19 – Tecnologia da Informação e Comunicação

Para fechar com chave de ouro, esse curso aborda a Tecnologia da Informação. É uma introdução bem completa sobre T.I  e, atualmente, esse mercado está em alta. O curso versa sobre sistemas operacionais, software e seu licenciamento, hardware, ativos de rede, entre muitos outros.

Esses são os 19 cursos gratuitos que você poderá ter acesso por intermédio do Mundo Senai. Uma excelente oportunidade de adquirir conhecimentos e se tornar uma pessoa mais qualificada profissionalmente em sua área.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir