Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

27 de agosto de 2021

HÁ INJUSTIÇA DA PARTE DE DEUS?

Por Eriberto Nespolo
www.paodejuda.com.br

Um dos questionamentos que mais se ouve a respeito de Deus é: “Onde Deus está que não vê isto? Onde está a justiça divina?” Sabemos que existem duas justiças: a justiça divina e a justiça humana. Nos primeiros capítulos do Evangelho de Mateus, Jesus revelou todas as leis do Reino de Deus para o homem e todo cristão precisa viver pelas leis divinas e não mais pelo padrão humano e natural. Em Mateus 6:1, está escrito: “Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste”. Os padrões humanos são diferentes dos padrões divinos, as leis humanas são diferentes das leis divinas, a justiça humana é diferente da justiça divina.

Ao observarmos uma pessoa em situação ruim, julgamos pelo que vemos e conhecemos acerca da pessoa naquele momento presente. Deus, que é muito mais justo, julga pelo que a pessoa já viveu, está vivendo e ainda vai viver, Ele também vê o interior e não apenas o exterior da pessoa. Por isso que a justiça divina não falha! Deus é Juiz justo, pois às vezes Ele permite situações ruins para levar as pessoas a reconhecerem seus erros e então mudarem por completo suas vidas. Nós não entendemos as situações porque não somos deuses e não compreendemos o objetivo final daquela dificuldade, não conhecemos o íntimo das pessoas, por isso não podemos julgar nada e nem ninguém.

Sempre que usamos a justiça própria para emitir algum parecer ou tomar partido diante de alguma situação, geramos mais problemas ainda, porque acabamos ficando frustrados e gerando conflitos para nós e para os outros. Afinal, nós somos humanos e falhos, como poderemos emitir julgamentos a respeito de coisas e pessoas? Até mesmo nosso amor e afeto é parcial, pois sempre consideramos os familiares acima dos demais, entre um familiar e um desconhecido sempre optaremos pelo familiar. Deus não é parcial, Ele é justo e não tem preferências por alguns, Ele trata todos igual. Este é um dos requisitos da justiça perfeita: imparcialidade no julgamento. Apenas Deus é imparcial!

Sábios são os que não criticam a justiça divina e sabem aquietar os argumentos e razões para reconhecer a soberania de Deus. Sábios são os que não se vingam e confiam na justiça divina, que sempre será eficaz em corrigir o inadequado perante as leis de Deus.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir