Terça-feira, 21 de Setembro de 2021
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Chuvas esparsas
20°
11°
15°C
Não-Me-Toque/RS
Chuvas esparsas
Ao Vivo:
Geral

Defesa Civil do RS contabiliza 15 cidades com estragos em razão das chuvas

Defesa Civil do RS contabiliza 15 cidades com estragos em razão das chuvas
Chuva de granizo causou estragos em Ijuí. Foto: Defesa Civil Estadual / Divulgação
08.09.2021 13h51  /  Postado por: A Folha
Por Redação Acontece no RS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou, no final da manhã desta quarta-feira, boletim informativo sobre a situação das cidades afetadas pelas chuvas que atingem o Estado nos últimos dias. Ao menos 15 cidades informaram estragos em razão dos temporais. Cerca de 165 pessoas foram afetadas.

As cidades que relataram estragos foram: Pejuçara, Ijuí, Santana do Livramento, Uruguaiana, Julio de Castilhos, Tupanciretã, Santa Maria, São Vicente do Sul, Santiago, Panambi, São Francisco de Assis, Unistalda, Cachoeira do Sul, Nova Esperança do Sul e São Pedro do Sul.

Em Pejuçara, a chuva trouxe danos em lavouras de trigo. Em Ijuí, cerca de 600 residências tiveram algum tipo de estrago. A Defesa Civil entregou 3.300 m² de lonas para as famílias atingidas.

Já em Panambi, 40 casas ficaram destelhadas pela chuva de granizo. E em São Pedro do Sul, 30 residências seguem afetadas e parte da cidade está sem energia elétrica.

Uma nova atualização da Defesa Civil Estadual deverá ser divulgada ao longo desta quarta-feira.

Elevação dos rios

Com o alto volume de chuvas, a situação dos rios começa a ser monitorada pelas autoridades. A bacia do rio Uruguai deve ultrapassar a cota de inundação na cidade de Alegrete nesta quarta-feira. Em São Sebastião do Caí, os níveis do rio Caí também estão em elevação. A previsão é do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), que monitora as bacias hidrográficas e divulgou boletins extraordinários na manhã de hoje.

No bairro Rui Ramos, em Alegrete, o nível do rio Ibirapuitã deve atingir 10,11 metros por volta das 10h. A cota de inundação é atingida em 9,7 metros, e o rio já ultrapassou os 8,5 metros que indicam cota de alerta. O nível do rio Ibirapuitã apresentou subida de quase 7 metros nas últimas 24 horas. As demais estações de monitoramento da bacia estão em elevação, mas ainda abaixo do limite de atenção.

A bacia do rio Caí está na cota de alerta nas cidades de Passo Montenegro e São Sebastião do Caí. Por volta das 17h desta quarta-feira, o nível provavelmente atingirá 5,37 metros em Passo Montenegro, onde a cota de inundação ocorre em 6 metros, e 8,58 metros em São Sebastião do Caí, que inunda quando o rio atinge 10 metros. Em ambos os municípios, a chuva acumulada nas últimas 24h ultrapassou os 50 milímetros.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.