Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

6 de outubro de 2021

Combate aos borrachudos: Secretaria da Saúde distribui larvicida biológico nos dias 8 e 9 de outubro

Imagem divulgação

A proliferação do borrachudo aumenta com o desequilíbrio ambiental, sendo influenciado pela quantidade de matéria orgânica na água através de dejetos humanos e de animais, uso inadequado de agrotóxicos, causando a morte de predadores e competidores do borrachudo, como peixes, insetos e pássaros, e poluição doméstica e industrial.

O controle dos simulídeos será realizado com a aplicação do larvicida biológico Bacillus thuringiensis var. Israelensis – BTI que, aplicado conforme recomendação técnica, não causa danos à fauna e flora.

É importante ressaltar que o controle mecânico do inseto é imprescindível antes da utilização do larvicida. Este é feito mediante limpeza de arroios com a retirada de folhas, galhos, plásticos, lixo, que serve de substrato para as larvas do borrachudo, devendo haver a colaboração da população neste sentido. Dessa forma, o controle da população dos mosquitos pode ser realizado com a colaboração da comunidade. Não jogar lixo nos rios, evitar o desmatamento, recomposição das matas ciliares, preservação dos predadores dos inseto, não contaminação da água com poluição doméstica e agrotóxicos, construção de esterqueiras para conter os dejetos dos animais longe dos córregos e instalação nos banheiros de fossa séptica e sumidouros para evitar a contaminação dos córregos são formas de reduzir a infestação.

Distribuição

Nos dias 8 e 9 de outubro, a equipe de Endemias e Vigilância Ambiental estará distribuindo o larvicida BTI aos representantes das comunidades do município de Não-Me-Toque, com orientações para viabilizar o combate ao mosquito, no interior e na cidade. Interessados deverão procurar o setor de Endemias na Secretaria de Saúde para orientações e retirada do produto.

O produto deve ser aplicado somente em água corrente e é importante conhecer a extensão do trecho onde o produto será aplicado para dimensionar a quantidade de produto.

ENDEREÇO SETOR DE ENDEMIA: Rua Liberto Salzano, 293. Esquina com Rua Augusto Scherer.

Telefone: 3332-4042

FONTE: ASCOM PREFEITURA NMT

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir