Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Foto: Márcia Hengemuhle (Unidade de Comunicação Husm/EBSERH)

19 de outubro de 2021

Com votos de amor, casal celebra união dentro do Hospital onde noiva está internada tratando seu câncer

Por Diário de Santa Maria

O casamento de Matias e Charlene era para ser uma simples celebração no quarto da noiva, que está internada no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) devido ao tratamento contra um câncer de estômago em estágio avançado. Mas, o que o casal não esperava, era que o comunicado da união provocaria uma mobilização por parte dos funcionários da Clínica médica I (Hematologia e Oncologia) para proporcionar um momento inesquecível.

Na segunda-feira à tarde, ao lado de familiares, amigos e da equipe de enfermagem do Hospital Universitário (Husm), o bombeiro militar Matias Cargnin Zasso, 31 anos, e a analista de RH Charlene Machado, 24, oficializaram a união de 10 anos na recepção do 4° andar do hospital. De acordo com Matias, o desejo de casar era antigo:

- Já estava nos meus planos pedir ela em casamento. Só que estava aguardando chegar o dia 1º de outubro, quando completamos 10 anos de namoro. Entretanto, ela começou a sentir dor um tempo desta data. Nós começamos a investigação, a fazer muitos exames e veio o diagnostico do câncer. Mesmo assim, não desistimos da ideia de casar - afirma

À pedido do noivo, o oficial de paz do cartório de registro civil das pessoas naturais da 2ª zona de Santa Maria, João Milton Kemmerich, se deslocou até o hospital para realizar o contrato.

-Eu fui até o cartório, eles não estavam fazendo. Mas eu contei a nossa história e eles resolveram abrir uma exceção para nos ajudar e fazer esse casamento no hospital.

Mesmo que os dois já tivessem sonhado diversas vezes como seria o casamento, o momento foi surpreendente para os noivos. Matias explica que a iniciativa de realizar uma celebração com direito a decoração, bolo, convite, lembrancinhas e músicos partiu da equipe de enfermagem, que já conhece os dois.

Após participar da organização, Rochele Vidal (à dir, fundo) acompanha a oficialização da união de Matias e Charlene

-Eu fiquei impressionado com o esforço que eles fizeram, porque eu falei, na sexta-feira, que casaríamos e foi perguntado se poderia fazer uma cerimônia para não passar em branco a data. Eu disse que podia. E foi tudo feito com muito empenho para proporcionar um momento feliz. Porque é complicado o tratamento que estamos fazendo. Ficamos impressionados - comenta Matias.

SOLIDARIEDADE

Após o comunicado de que haveria um casamento, a enfermeira da unidade, Maria Janete da Silva de Oliveira orientou a secretária da Clinica médica I, Rochele Vidal, 24, a iniciar uma mobilização para organizar o evento, que foi produzido em três dias.

-Fui em busca de doações, porque queria fazer algo lindo e único que realmente marcasse essa data. Na sexta-feira mesmo, postei pedindo ajuda, contatei pessoas que poderiam ajudar nessa maravilhosa missão e obtive respostas positivas sobre - diz Rochele.

Além dos enfermeiros do setor, mais de 10 empresas de Santa Maria aceitaram contribuir para a construção de um cenário mágico. A felicidade de Matias e Charlene foi tão grande, que eles resolveram convidar Rochele e Maria Janete para assinarem como testemunhas da união. Para a secretária, a satisfação dos noivos ao ver tudo pronto foi um presente:

-Quando me deparei com essa situação, só consegui desejar que tudo desse certo, pois a minha maior recompensa foi a alegria deles na realização desse sonho.

VOTOS

Durante a celebração, Matias e Charlene recitaram os votos que escreveram um ao outro. As palavras de amor e cumplicidade foram entrelaçadas com os planos para o futuro. Em discurso, Charlene falou sobre reciprocidade e cuidado:

-Espero que nosso futuro seja muito próspero, cheio de saúde, filhos, casa cheia e alegre, com muitas viagens a praia, ao Peru e por tudo por aí. Mal posso esperar para envelhecermos juntos. Eu dou todo o meu amor a você e recebo muito amor em troca.

Já Matias fez uma retrospectiva sobre o primeiro encontro do casal, afirmando ser um plano do destino terem se encontrado na Praça Saldanha Marinho em 2011. O discurso sobre rotina e companheirismo deu espaço ao agradecimento a todos que tornaram aquele momento mais do que especial.

-Somos muito gratos pela oportunidade que nos foi dada. Fizeram-nos sentir únicos, acolhidos e amados. De coração, nosso muito obrigado. Vamos seguir firmes com muita fé acreditando que Deus nos abençoe com a cura, para que possamos constituir nossa tão sonhada família - finaliza Matias.

Além do oficial de paz, o padre da Paróquia Nossa Senhora da Glória, do Bairro Camobi, Valdecir Luiz Felipe participou da cerimônia, dando a benção ao casal.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir