Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Na UBS Centro, mulheres foram recepcionadas para exames preventivos. Fotos: Helaine G. Zart

25 de outubro de 2021

Atividades mobilizaram pelo Outubro Rosa no fim da semana

Por Helaine G. Zart

O Outubro Rosa é uma das campanhas mais importantes para conscientização sobre o diagnóstico precoce de Câncer de Mama. A iniciativa global é organizada pela União Internacional, com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), e busca incentivar as mulheres a não deixarem de fazer o acompanhamento anual com um médico para prevenir uma das doenças de maior incidência no mundo.

Na UBS Santo Antônio, serviços preventivos de saúde e de beleza, promovendo o autocuidado

Em Não-Me-Toque, a campanha é organizada pela Associação Amigos da Vida em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde.

No sábado (23), as Unidades Básicas de Saúde abriram para receber as mulheres e realizar os exames preventivos. A abertura dos trabalhos ocorreu na UBS Centro, com a presença da secretária Liliane Erpen, que anunciou o município conseguiu trazer de volta para Não-Me-Toque referência nos exames de mamografia pelo SUS com novo convênio com o Centro de Diagnóstico Julia Billiart, que facilita muito a vida das mulheres.

Este foi o DIA D, mas os serviços de saúde da mulher estão disponíveis durante todos dos meses do ano nas Unidades de Saúde – reforçou a secretária.

Além dos exames preventivos, as UBSs promoveram ações como serviços de beleza e autocuidados, distribuição de brindes gentilmente concebidos pelo comércio local.

Nosso objetivo como Associação é levar uma palavra a mais de apoio a quem passa pelo câncer, dividindo experiência e propagando esperança, além dos serviços como fornecimento de lenços, empréstimo de perucas e custeio do grupo de apoio psicológico realizados pelas profissionais do CAPS — destacou a presidente Carla Costa.

Chá Outubro Rosa

Na tarde de sábado (23), ocorreu o Chá Outubro Rosa, organizado pela Associação Amigos da Vida, com renda revertida para as ações do grupo. O prato foi organizado e entregue no Eventu’s Restaurante.

Culto Rosa

No domingo (24), A Igreja Assembleia de Deus celebrou o Culto Rosa, concedendo a palavra à presidente da Associação Amigos da Vida, Carla Costa e à vice-presidente, Amélia Sebastiani. Nesta celebração, também foi convidada para falar, a jovem Camila Koheler, acadêmica de medicina e membro da igreja, que focou no dever que a mulher tem de cuidar com seu corpo como um tempo de Deus. O pastor Diogenes Rodrigues de Souza, inspirado nas campanhas de prevenção ao câncer de mama, escolheu para a prédica a passagem bíblica em que uma mulher curou-se de enfermidade ao tocar as vestes de Jesus.

Igreja Assembleia de Deus celebra anualmente o Culto Rosa

A próxima atividade ocorre no dia 6 de novembro, com carreata encerrando o Outubro Rosa e marcando o início da campanha Novembro Azul, que se dedica à prevenção do câncer da próstata.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir