Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Chuva
24°
18°
21°C
Não-Me-Toque/RS
Chuva
Ao Vivo:
Cultura e lazer

Aquarelas da Vida: conheça as obras que ornamentam o Lar do Idoso

Aquarelas da Vida: conheça as obras que ornamentam o Lar do Idoso
17.12.2021 10h11  /  Postado por: A Folha
Por Helaine Gnoatto Zart

Nesta reportagem, encerramos a prestação das sete obras de arte doadas por artistas para ornamentar as paredes do Lar do Idoso São Vicente de Paulo. Confira:

Madalena Spagnolo

Convidada para participar do projeto em função da amizade com Heloisa Paim, Madalena Spagnolo é natural de Meleiro (SC), nascida em 1951, formada em Biologia pela PUC/RS em 1975.

“Rosas” é a obra de Madalena Spagnolo

Exerceu a profissão até 1988 quando decidiu dedicar-se exclusivamente à Arte. Apaixonada pela natureza, focou na pintura, desenvolvendo aptidões sob orientação de diversos mestres. Especializou-se na pintura sobre tela e em porcelana com o professor Dimas Florêncio. Como bióloga, ama os animais e as flores, eles estão sempre presentes na sua arte com cores vibrantes.

Madalena Spagnolo participa ativamente de exposições nacionais e internacionais tendo conquistado várias premiações. Ministra aulas e seminários de pintura sobre tela, porcelana e arte decorativa na madeira e tecido.

Maria Adalete Ruwer

O gosto por desenhar e pintar está em Maria Adalete Ruwer desde menina. Foi quando conheceu Dimas que teve a oportunidade de aprender a técnica de pintura acrílica em tela. Primeiro, iniciou as aulas aprendendo a pintura em óleo sobre tela. Parou com as aulas em função do trabalho, retomando no ano de 2014.

“Quero-Quero”, de Maria Adalete Ruwer

A tela com o Quero-quero é resultado de um trabalho para ilustração de uma agenda, encomendada ao atelier do Dimas. Adalete relata que a ave é moradora de um campo em frente à sua casa, aquerenciado e cuidadoso com seu ninho e habitat. Como observadora das aves, admira a beleza e o comportamento do quero-quero. Quando surgiu a oportunidade de doar uma obra, ficou feliz de poder contribuir com este quadro, pelo significado que tem.

Ignez Cheuiche Sanchez

Professora de história aposentada, Ignez Cheuiche Sanchez gostava de pintar. Para ela, a arte era um segundo caminho que amava e fazia paralelo ao trabalho. Pintar casarios e rosas eram os temas que mais gostava. Fez algumas exposições na Assembleia Legislativa, onde suas obras foram admiradas.

Ignez tinha problemas cardíacos e faleceu no ano de 2020, em decorrência de parada cardíaca.

Deixou esta obra que foi doada no atelier da Art’Galery, do professor Dimas Florêncio, que decidiu dar este belo destino ao quadro, permitindo que mais pessoas possam admirar o trabalho e se alegra com a inspiração da artista.

“Rosas” é de Ignez Cheuiche Sanchez

Berenice Terezinha Anschau

Natural de Estrela (RS), Berenice Terezinha Anschau é professora e artista plástica. Tem especialização em pintura holandesa com a renomada artista Silvia Porto, cursos em pintura em porcelana com a renomada artista plástica Iris Branker, teve como mestre em Natureza Morta o pintor Monteiro Prestes, e em paisagens e atmosfera, com Alexandre Reider e Luiz Pinto. Como primeira mestra nas artes plástica, a inesquecível Irmã Lucília, do Colégio Santo Antônio, de Estrela.

Aprendeu as mais variadas técnicas em pintura a óleo e acrílico, pintura acadêmica e contemporânea. Guarda admiração pelo professor Dimas Florêncio, com o qual mantém a visão do mundo da arte em eterna renovação.

Convidada para participar o projeto “Aquarela de Vidas”, escolheu a obra “Guepardo”, pintada com a técnica em acrílica. Foi uma das obras da exposição realizada como chamamento à reflexão para a preservação e cuidados com os animais, muitos em extinção, no espírito de que “a arte também salva”. A exposição foi realizada no atelier de arte do professor e artista Dimas Florencio.

“Guepardo”, de Berenice Terezinha Anschau

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Página Inicial e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir