Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

21 de dezembro de 2021

Estado assina contrato e presídio feminino será construído em Passo Fundo

Por Rádio Uirapuru

Uma das grandes promessas da segurança pública regional está prestes a ser cumprida com o início das obras do Presídio Feminino, localizado entre Carazinho e Passo Fundo. Ainda no mês de junho deste ano a empresa vencedora da licitação para as obras, D& M Construtora Ltda, de Santa Catarina, foi anunciada e conhecida pela comunidade.

O projeto de uma penitenciária estadual em Passo Fundo se arrasta desde 2007, quando o município de Passo Fundo comprou uma área às margens da BR 285, a poucos quilômetros da divisa com Carazinho.  Em 2010, a obra iniciou, mas paralisou em 2012. Por várias ocasiões, o Estado quase perdeu o recurso para a obra, por não apresentar o projeto, que sofreu adaptações ao longo destes 15 anos. Foi de Penitenciária Estadual para Cadeia Pública Feminina.  No último desdobramento, após protestos da comunidade de Carazinho, o governador deu 20 dias para que a cidade apresentasse uma alternativa de área, o que não foi feito.

O deputado Estadual Mateus Wesp informou que o Estado assinou ainda  dia 20 o contrato para a obra.  Após 17 anos de trabalho, finalmente o presídio vai sair do papel a um investimento de R$ 18 milhões no total.  O local terá capacidade de atender 300 detentas.  Questionado sobre um dos motivos que entravaram a obra, sendo alegação de lideranças carazinhenses a respeito de um possível impacto ambiental, Wesp disse que o laudo da FEPAM não apontou isso. Não há dano e a ordem de serviço para a obra será emitida em breve.

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir