Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Foto: Reprodução.

3 de janeiro de 2022

Bolsonaro é internado com suspeita de obstrução intestinal

Por DW

O presidente Jair Bolsonaro foi internado na madrugada desta segunda-feira (03/12) no hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, para exames devido à suspeita de uma nova obstrução intestinal.

A informação foi confirmada inicialmente ao portal UOL pelo médico-cirurgião Antônio Luiz Macedo, que operou Bolsonaro após a facada que o presidente levou no abdome em setembro de 2018, durante um ato de campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Segundo o UOL, Macedo, que está nas Bahamas, afirmou que voaria para São Paulo nesta segunda para tratar o presidente. O médico afirmou ao portal que ainda não se sabe se uma cirurgia será necessária.

"Ele fará tomografia e mais exames para sabermos o que há no abdome. Ainda não sabemos, mas pode ser causado, por exemplo, por um alimento mal mastigado, entre outros fatores", disse o médico.

O hospital Vila Nova Star comunicou que o quadro de Bolsonaro é estável e que ainda não há previsão de alta. O hospital confirmou que o presidente foi internado por "suboclusão intestinal", termo técnico para obstrução do intestino.

Segundo a Secretaria Especial de Comunicação da Presidência (Secom), Bolsonaro deu entrada no hospital para a realização de exames após sentir um desconforto abdominal. "A Secom informa, ainda, que o presidente passa bem e que mais detalhes serão divulgados posteriormente, após atualização do boletim médico."

O próprio Bolsonaro se manifestou pouco depois e declarou que começou a passar mal após o almoço de domingo. Ele acrescentou que deu entrada no hospital às 3h desta segunda-feira e que está com uma sonda nasogástrica.

Desde setembro de 2018, Bolsonaro passou por quatro cirurgias diretamente ligadas à facada e uma para a retirada de cálculo na bexiga.

Na última vez que foi hospitalizado, em julho do ano passado, o presidente ficou quatro dias internado no hospital Vila Nova Star para tratamento de uma obstrução intestinal. Na época, os médicos cogitaram uma nova cirurgia, que foi descartada depois que o intestino do presidente voltou a funcionar normalmente.

Férias interrompidas

A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que levava Bolsonaro de Joinville, em Santa Catarina, onde o presidente passou alguns dias de férias, pousou no aeroporto de Congonhas no começo da madrugada e, de lá, a comitiva presidencial seguiu para o hospital.

Bolsonaro estava em São Francisco do Sul, no litoral catarinense, desde 27 de dezembro. Antes do Natal, o presidente ficou no Guarujá, no litoral de São Paulo, entre os dias 17 e 23.

O presidente foi alvo de críticas por não interromper a folga diante da grave situação na Bahia, onde mais de 660 mil pessoas foram afetadas por fortes chuvas, e 25 morreram nos últimos dias.

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir