Sábado, 28 de Maio de 2022
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
18°
14°
15°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Ciência e Tecnologia

UPF Parque e Stara têm parceria em formato inédito na região

UPF Parque e Stara têm parceria em formato inédito na região
20.01.2022 16h35  /  Postado por: A Folha
Por ASCOM UPF

Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Passo Fundo (UPF Parque) e a empresa Stara firmaram uma parceria inédita para viabilizar a criação do primeiro hub do Agronegócio das regiões Produção e Norte do Rio Grande do Sul. A iniciativa materializa a proposta de transformação do UPF Parque. A assinatura do contrato ocorreu em dezembro de 2021 e as ações começaram a ser desenhadas.

A formalização da parceria aproxima empreendedores, investidores, comunidade acadêmica e poder público com o interesse de potencializar movimentações de empreendedorismo e inovação para o Estado.  “Esta grande parceria com a Stara dá início ao nosso projeto de reposicionamento, reestruturação e transformação do UPF Parque, cujo principal objetivo é gerar conexões em um ambiente favorável à promoção de inovação e estímulo ao empreendedorismo ”, explica a gestora do UPF Parque, Teofanes Foresti Girardi.

A parceria da empresa Stara com o UPF Parque teve início em 2018, sendo uma das primeiras empresas a residir no Parque. Em 2021 essa parceria se consolida com a ampliação do espaço físico que passa de 60 para 120 m² e mais de 20 colaboradores interagindo com estudantes, funcionários e professores da Instituição, configurando assim, uma das maiores parcerias em parques tecnológicos da região.

Para o diretor presidente da Stara, Átila Stapelbroek Trennepohl, a parceria é a concretização da soma de esforços para potencializar o desenvolvimento regional por meio do conhecimento e das novas tecnologias. “Esse hub do Agronegócio será um ponto de apoio bem relevante, para formarmos pessoas com aptidão, conhecimento e habilidades para atender as demandas que o mercado vai exigir e já está exigindo. Essa parceria na criação do Hub para nós é uma aposta muito interessante, pensando em fortalecer o conhecimento e as tecnologias aqui dentro da nossa região”, destaca.

Trennepohl ressalta que a Stara é uma empresa que tem no DNA a evolução constante e consegue desenvolver toda a sua tecnologia dentro de casa. E agora, com o Hub, será ainda mais forte. “A parceria vem nos fortalecer ainda mais e vai atender essas demandas que temos de avançar mais em tecnologia e de trazer novas soluções para o mercado. Estamos apostando bastante nesse Hub que foi criado para alavancar a geração de conhecimento e tecnologia”, frisa.

O espaço de inovação foi desenvolvido para fomentar a cultura de colaboração, por meio da viabilização de um ambiente moderno, dinâmico, inovador e totalmente repaginado para conectar, através dessa parceria, os diferentes atores do ecossistema. “O tema da inovação tem sido tratado com especial atenção pela UPF, sendo este um dos pilares do desenvolvimento institucional. Ele perpassa a formação acadêmica e encontra no UPF Parque o ecossistema ideal para a sua materialização. A parceria com empresas como a Stara fortalece a abrangência das nossas ações, amplia e potencializa o aprendizado, permitindo que toda a região seja beneficiada”, pontuou a Reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin.

O hub

O hub do Agronegócio das regiões Produção e Norte possibilitará um ambiente favorável à formação, à realização de encontros, às rodadas de investidores e lançamentos de produtos das empresas do parque, além de hackathons, ideathons, pitchs das startups vinculadas ao ecossistema do UPF Parque e eventos de inovação em geral.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Página Inicial e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir