Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

Imagem: Reprodução/iStock

18 de fevereiro de 2022

Não-Me-Toque tem incidência significativa de doenças raras

Por Helaine G. Zart

O laudo do óbito de uma mulher em Não-Me-Toque com diagnóstico de encefalopatia rara, da família da Doença de Creutzfeld-Jakob, chamou a atenção da Secretaria Municipal da Saúde, que investigou e chegou a origem do contágio.

— Aqui em Não-Me-Toque tem muitos agravos raros. Este caso de Doença de Creutzfeld-Jakob tem 55 ocorrências registradas em nove anos no Brasil. Temos um o caso de gangliosidose em uma bebê, são apenas sete no Estado; um caso de glioblastoma, um tumor cerebral em uma criança de 5 anos. Temos, ainda, um AVC isquêmico em uma jovem de 17 anos, devido ao uso de anticoncepcional – comenta a secretária Liliane Erpen.

De acordo com a secretária Liliane Erpen, até a 6ª Coordenadoria Regional da Saúde, de Passo Fundo, foi surpreendida com o diagnóstico da Doença de Creutzfeld-Jakob. Até então, não havia registro de nenhum caso na região.

A mulher vinha com internações sucessivas, desde dezembro, sem diagnóstico e nos últimos dias, seu estado se agravou. O laudo comunicando a Secretaria Municipal chegou somente no dia do óbito, que depois foi investigar junto aos familiares a notificação sanitária.

De acordo com nota publicada pela Secretaria Municipal da Saúde, a forma exata de transmissão da DCJ ainda é desconhecida, podendo ser genética, apresentar grande período de incubação ou transmissão por consequência de procedimentos cirúrgicos (transplantes de dura-máter e córnea) ou através do uso de instrumentos neuro-cirúrgicos ou eletrodos intracerebrais contaminados. A paciente em questão foi diagnosticada como DCJ esporádica, cuja causa é desconhecida.

Existe uma variante da doença, denominada de vDCJ, que está associada ao consumo de carne e subprodutos de bovinos contaminados com Encefalite Espongiforme Bovina (Doença da “vaca louca”), no Brasil não existem ocorrências da doença VDCJ, e a contaminação em humanos somente foi comprovada na Europa.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir