Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Inscrições abertas para cerca de 20 cursos de extensão de forma presencial e on-line

1 de março de 2022

Escola de Extensão da UPF oferece cursos rápidos em diversas áreas

Inscrições abertas para cerca de 20 cursos de extensão de forma presencial e on-line
A Escola de Extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece várias oportunidades. Há cursos destinados para quem precisa se atualizar ou ampliar suas habilidades e técnicas em alguma área do conhecimento ou para aqueles que precisam de qualificação profissional. Neste momento, estão abertas inscrições para cerca de 20 cursos de extensão, de curta duração, desenvolvidos de forma dinâmica, na modalidade presencial e on-line.
Para mais informações acesse www.upf.br/escoladeextensao ou entre em contato pelo telefone (54) 99636-4682.

Confira alguns cursos disponíveis:

- 02/03 a 20/04 - Educação, escola e sala de aula na perspectiva da práxis dialógica benincaniana – Inscrições até 10/03
O curso visa investigar traços da biografia de Elli Benincá com foco em sua experiência formativa, bem como interpretar criticamente sua noção de educação, escola e sala de aula. Nessa edição dos "Clássicos e a formação humana" o curso focará neste clássico regional, que influenciou e continua a influenciar significativamente a educação brasileira, especialmente aquela desenvolvida na Região Norte do Rio Grande do Sul. Com sua longa experiência formativa, tanto prática como teórica, Benincá contribui na formação de muitas gerações de estudantes e agentes sociais e pastorais.

- 05 a 12/03: Fundamentos de Otimização de Estruturas – Inscrições até 1º/03
A crescente competitividade demanda a obtenção de soluções cada vez mais eficientes e que propiciem uma melhor utilização dos recursos disponíveis. Nesse sentido, as técnicas de otimização podem constituir uma valiosa ferramenta para o dia a dia do profissional, proporcionando benefícios com a redução de custo, de tempo e dos impactos ambientais associados.

- 07 a 21/03: Comercialização de Commodities Agrícolas em Bolsas de Mercadorias - Inscrições até 1º/03
É de fundamental importância entender as forças de mercado que dão origem às formas diferentes de formação e transmissão de preços de produtos agropecuários. O principal objetivo do curso será o de capacitar profissionais, empreendedores e demais interessados sobre o funcionamento e os fatores que afetam o mercado de commodities agrícolas no Brasil e no mundo.

- 10/03: Para entender Pierre Bourdieu, na prática! Os grandes clássicos das Ciências Sociais – Inscrições até 08/03
Os grandes clássicos das Ciências Sociais, tem como objetivo sanar uma demanda por maior auxílio no aprofundamento dos conhecimentos do Filósofo e Sociólogo Pierre Bourdieu. O curso está estruturado em 100% das videoaulas gravadas, apresenta um conjunto de discussões, análises de vídeos e documentários que auxiliam os estudantes e pesquisadores a dominarem o arcabouço teórico e conceitual deste clássico da Sociologia.

- 11 a 19/03: Biologia Molecular para o Diagnóstico de Doenças – Inscrições até 07/03
Os exames moleculares são atualmente ferramentas indispensáveis para o diagnóstico de algumas doenças, bem como para a tomada de decisão para o tratamento e prognóstico. O curso visa a aproximação dos estudantes aos possíveis exames de biologia molecular, para que vislumbrem sua aplicação tanto em pesquisas básicas, aplicadas, diagnósticas ou industriais.

- 14 a 16/03: Boas Práticas de Fabricação, conforme a Portaria nº 368/1997 MAPA. 3° Edição – Inscrições até 08/03
O trabalho no ramo de alimentos exige muitos cuidados desde o armazenamento, tanto no manuseio, preparo e comercialização. O intuito é proporcionar as melhores condições higiênico-sanitárias e evitar a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos para os consumidores e estabelecer procedimentos de boas práticas de fabricação.

- 14 a 18/03: Habilitação de Médicos Veterinários no Programa Nacional de Controle e Erradicação de brucelose e tuberculose – Inscrições até 8/03
O curso tem como objetivo habilitar médicos veterinários para executar o controle da brucelose e tuberculose na bovinocultura de leite e corte da região norte do RS.

- 16/03 a 28/08: Curso de Folclore e Dança – 2022 - Inscrições até 10/03
Propiciar um momento de formação e atualização de técnicas, ações pedagógicas do ensino e vivência das danças folclóricas. Conhecimento e ampliação de aspectos teóricos e práticos, o resgate da cultura brasileira e gaúcha, a vivência de diferentes meios de ensino e a qualificação da dança para ser ofertada como uma proposta pedagógica e atualizada.

- 26/03: Aprenda a Investir na Bolsa de Valores - Inscrições até 22/03
O curso demonstrará os conceitos essenciais para você começar a investir no mercado de ações, entendendo quais são os agentes econômicos que impactam na economia e conhecendo as escolas de análise fundamentalista e técnica.

- Abril/junho: curso de Extensão: Instrutor de Trânsito 2022/01 - Inscrição Avaliação Psicológica de 03/02 a 25/03/2022 e inscrição para o curso de Instrutor de 11 a 18/04. 
O curso desenvolve ações educacionais na preparação de recursos humanos para o Centro de Formação de Condutores (CFCs), na promoção da qualidade de vida e do trânsito mais humano e seguro, capacitando profissionais para ministrar aulas teóricas-técnicas e práticas de direção veicular, acompanhando e avaliando o desempenho dos candidatos/condutores.

- 06, 13 e 20/04: CAD para Iniciantes – Inscrições até 31/03
O desenho auxiliado por computador, na medida em que trata da utilização de um sistema CAD para complementar a formação em desenho técnico, adquire importância em cursos de Engenharia e Arquitetura. Neste curso os alunos utilizam e aprofundam os conhecimentos em Desenho Técnico e também aqui eles adquirem algumas habilidades para a apresentação de projetos.

- 06 a 20/04: Pesquisa Científica Jurídica: da Elaboração à Publicação - Inscrições até 05/04
A produção de pesquisa científica pode despertar muitas dúvidas, desde a sua concepção até o momento da publicação. Sendo assim, a elaboração de projetos de pesquisa e artigos científicos na ciência jurídica perpassa por várias etapas que, por sua vez, devem ser providas de rigor, técnica e organização.

- 23/04: Derivativos e Mercados Futuros – Inscrições até 19/04
Este curso ensina como construir sua estratégia e dar seus primeiros passos neste mercado, potencializando seus rendimentos nas operações com opções e contratos futuros.

- 23/04 a 28/05: Justiça e Democracia: Pensadores da Filosofia e do Direito – Inscrições até 19/05
O objetivo do curso é oportunizar um estudo sistemático acerca da importância e da necessidade de uma concepção esclarecida de justiça para a estruturação e funcionamento do arranjo institucional fundamental da sociedade.

- 26 a 28/04: Acidentes e Complicações em Endodontia – Inscrições até 20/04
Os acidentes e complicações são frequentes durante a realização do tratamento endodôntico, podendo estas intercorrências serem responsáveis pelo fracasso da terapia instituída. Nesse sentido, torna-se necessária a aquisição de habilidades e recursos, visando a resolução destas intercorrências e otimizando o prognóstico do tratamento endodôntico realizado.

- 29 e 30/04: Filosofia com crianças: perguntar para refletir – Inscrições até 25/04
O curso tem como objetivo desenvolver habilidades de problematização, essenciais para o desenvolvimento da autonomia de pensamento dos estudantes. Este curso também pode ser muito útil para aqueles professores que trabalham em perspectivas interdisciplinares como aquelas previstas por meio do estímulo ao diálogo já que com a implementação da proposta do Novo Ensino Médio, há a necessidade de um trabalho interdisciplinar das disciplinas das Ciências Humanas.

- 04, 11 e 18/05: Sustentabilidade, Tecnologia e Racionalidade Ambiental – Inscrições até 03/05
O curso tem como objetivo refletir ideias e soluções a partir dos direitos humanos e do direito ambiental para ampliar a responsabilidade com o futuro da humanidade e da Terra, posto que defender o meio ambiente tem se tornado uma oportunidade do ecobusiness. É urgente reconhecer os limites dos recursos naturais para reatar o elo da Natureza com o ser humano.

- 10 a 12/05: Educação Nutricional no Diabetes Mellitus. Inscrições até 04/05
O objetivo é conhecer e entender sobre as necessidades e recomendações nutricionais de indivíduos diabéticos, realizando o planejamento dietético adequado às características da endocrinopatia e utilizando estratégias nutricionais que forneçam adequado controle glicêmico.

- 14/05: Imersão em Investimentos de Alta Performance - Inscrições até 10/05
O aprimoramento dos conhecimentos em investimentos de alta performance tem se tornado uma necessidade dos investidores.

- 17 a 19/05: Marketing Jurídico Digital – Inscrições até 11/05
Para os profissionais da advocacia o marketing de conteúdo é uma estratégia assertiva, tendo em vista que compactua com o que é regulado pelo Código de Ética e Disciplina, além de proporcionar a alavanca para a credibilidade e o fomento de autoridade na área. Não se trata de fazer propaganda, mas de gerar relevância e ser procurado (a) pelo reconhecimento construído.

- 04 a 11/06: Raymundo Faoro: as relações entre o Poder a Política e o Direito no Brasil – Inscrições até 31/05
Análise esmiuçada da obra Os Donos do Poder verificando correspondências fáticas do Brasil, com a Teoria disposta por Raymundo Faoro, seguindo a ordem de estruturação contida na obra.

- 18 a 25/06: União Europeia: da pacificação do continente à Agenda Ambiental de 2030 – Inscrições até 14/06
O objetivo deste curso de extensão é dar ao aluno e ao jurista uma dimensão das ações promovidas pela União Europeia, como bloco continental soberano e juridicamente constituído, trazendo à tona elementos legais nas mais diferentes áreas de relacionamento ambiental.

- 02/07: BMCanvas – Inscrições até 28/06
Além de auxiliar a tirar sua ideia do papel, o Canvas também é útil para analisar e organizar os elementos do seu negócio e entender quando eles já não estão funcionando tão bem. O objetivo é possibilitar ao empreendedor colocar as ideias no papel e visualizá-las de forma fácil, clara e didática, identificando a sua viabilidade técnica e financeira.

Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo

TAGS: extensão, upf, cursos

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir