Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Primeira etapa de reuniões para o projeto de interiorização será concluída no início deste mês

2 de março de 2022

Tudo Fácil Empresas é apresentado em Passo Fundo e demais prefeituras do interior

Por Governo do Estado RS

O Governo do Estado, via Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS (JucisRS) e projeto Descomplica RS, realiza visitas a prefeitos no interior do e na região metropolitana para tratar sobre a implantação do Tudo Fácil Empresas. Por esse processo, a abertura de empresas com atividades de baixo risco ocorre em até dez minutos, de forma totalmente on-line e gratuita.

A primeira etapa de reuniões para o projeto de interiorização será concluída no início deste mês de março. Serão visitados 20 municípios responsáveis por 54% do número de empresas ativas no RS. Encontros já foram realizados em Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Gravataí, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Sapiranga, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Uruguaiana e Viamão.

Secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal participou de reuniões no interior, já que os trabalhos desenvolvidos para a criação do Tudo Fácil Empresas começaram no ambiente do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede). O titular da SPGG esteve reunido com o prefeito Fábio Branco, de Rio Grande, e a prefeita Paula Mascarenhas, de Pelotas, no fim de fevereiro.

-O Rio Grande do Sul foi pioneiro no serviço de abertura de empresas com todos os passos dentro de um ambiente virtual, em um único acesso e sem custo para empreendimentos de baixo risco. A adesão de municípios terá um papel fundamental para o progresso desta iniciativa- afirma Gastal.

O Tudo Fácil Empresas foi lançado em Porto Alegre em dezembro de 2021. Em um mês de funcionamento, proporcionou a abertura de 84 negócios. Para a presidente da Junta, Lauren de Vargas Momback:

-A meta é levar, este ano, o mesmo desenvolvimento econômico para outros municípios do RS.

Coordenador do DescomplicaRS, Tomás Holmer afirma que o objetivo da série de visitas é mostrar aos prefeitos os ganhos possíveis ao simplificar os processos de abertura de empresas, como geração de emprego e renda e atração de novos negócios.

Para poder implantar o Tudo Fácil Empresas, as prefeituras precisam apresentar algumas contrapartidas, como a organização dos endereços e viabilizar a inscrição municipal automática.

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, afirma que o Tudo Fácil Empresas é

-Uma oportunidade de melhorar o ambiente de negócios para aqueles que desejam empreender no município, dando mais um passo na desburocratização e agilidade do serviço de constituição de empresas-

Caumo destaca que Lajeado foi a primeira cidade do interior do Estado a ter uma unidade do Tudo Fácil (para pessoas físicas), e a implementação do Tudo Fácil Empresas.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir