Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Foto: Divulgação

4 de março de 2022

Dia da Obesidade: 25% dos pacientes que internam no HSVP são obesos

Por Rádio Uirapuru

Hoje, dia 4 de março, é o Dia Mundial da Obesidade. A data chega para alertar sobre um problema que disparou no mundo desde 1975. Com uma rotina cada vez mais sem tempo, a alimentação se adaptou e criou soluções para atender a essa demanda, porém sem pensar na saúde. São alimentos prontos, que podem ser comprados e armazenados por dias, até fora da geladeira ou levados em viagens de forma imediata.  Ao mesmo tempo estes alimentos, pelo processo de industrialização, se tornam mais baratos, mesmo vindo de outros estados e até países.

Neste cenário a obesidade cresce e atinge também as crianças.  Sobre o assunto a Uirapuru conversou com a Tamara Becker, que é nutricionista e gestora da área clínica do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo.  Conforme a profissional, a obesidade é considerada uma doença crônica e o número de obesos cresce rapidamente a ponto de se tornar um problema de saúde pública.

Hoje o Brasil tem 20% da população classificada como obesa. Em Passo Fundo, no Hospital São Vicente de Paulo, 25% dos pacientes que internam, pelos mais diferentes problemas de saúde, possuem um quadro de obesidade.  Este índice local está acima do patamar nacional, que é de 19% dos pacientes.  Em nível de Brasil a obesidade atinge mais as mulheres, que possuem uma genética diferente e que pode favorecer o problema. A nutricionista alertou que a hipertensão, colesterol, diabetes, acumulo de doença no fígado são doenças que andam junto com a obesidade, sem esquecer também do infarto.

Por trás deste índice de 25% dos pacientes internados apresentarem obesidade, a nutricionista acredita que estão fatores culturais e a atração do baixo preço dos alimentos que não são naturais. O alimento processado é mais fácil e a sociedade prefere isso, infelizmente atingindo a saúde. A nutricionista Tamara finalizou dizendo que a melhor forma de reverter a obesidade é adotar um estilo de vida diferente.  São pequenos passos que precisam ser dados e acumulados facilitam o processo de emagrecimento.  Destacam-se exercícios físicos e alimentação mais saudável e naturais.

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir