Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Ana Manica, Silvana Covatti, Ranolfo de Oliveira, Nei Manica e Pedro Westphalen ( Foto: @evandro_photo)

7 de março de 2022

Secretaria da Agricultura e Emater/RS-Ascar fortalecem Pavilhão da Agricultura Familiar

Ana Manica, Silvana Covatti, Ranolfo de Oliveira, Nei Manica e Pedro Westphalen
( Foto: @evandro_photo)

A Expodireto Cotrijal de Não-Me-Toque começou hoje, segunda-feira (07/03), com uma programação diversificada e cerca de 500 expositores voltados para as áreas de máquinas e equipamentos agrícolas, produção vegetal, produção animal, agricultura familiar, meio ambiente, pesquisa e serviços voltados ao campo.

A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e a Emater/RS-Ascar apoiam a feira através do Pavilhão da Agricultura Familiar, que neste ano conta com 197 expositores distribuídos em 191 estandes, oferecendo o melhor da produção dos agricultores familiares gaúchos.

— Acredito muito que mais uma vez a Expodireto Cotrijal irá surpreender o público com o que há de melhor e mais moderno em máquinas e implementos agrícolas. Além de contar com a forte presença da agricultura familiar, tão rica no nosso Estado —, destaca a secretária Silvana Covatti.

DIVERSIFICAÇÃO

A equipe de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar está dentro do Pavilhão da Agricultura Familiar, apresentando ao público o trabalho desenvolvido pela Instituição, em parceria com a Seapdr, com cooperativas, associações e agroindústrias, procurando ressaltar a importância do cooperativismo para o desenvolvimento local e regional.

A novidade é a mostra/exposição de produtos das agroindústrias familiares que fazem parte do Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf), que representam os conceitos de inovação, diversificação e oportunidade de mercado. Com essa iniciativa, os produtos da agricultura familiar, de todas as regiões do RS, estarão em evidência e destaque.

Dos 197 expositores, 70,6% são de agroindústrias e 29,4% de artesanato, plantas e flores. Dentre as agroindústrias haverá opções de produtos de origem vegetal, de origem animal e bebidas. Ao todo, 122 municípios participam da feira, com maior concentração das regiões de Passo Fundo, Ijuí e Soledade. Entre os produtos à disposição dos visitantes estão queijos, salames, panificados, geleias, melado, rapadura, sucos e outras bebidas.

— O público encontra nesses locais o melhor da nossa agricultura familiar, que é uma das riquezas do nosso estado. É um momento muito importante, a oportunidade para as famílias rurais mostrarem para o público o seu trabalho. É onde eles têm esse momento de encontro entre o campo e a cidade, o rural e o urbano — afirma a secretária.

O Pavilhão é organizado em parceria entre Cotrijal, Seapdr, Emater/RS-Ascar, Fetag e Fetraf/RS.

Programação da Expodireto

A abertura ocorreu na segunda-feira (07/03), às 9h, na área Central do Parque e contou com a presença da secretária Silvana Covatti, do presidente da Emater/RS, Edmilson Pelizari, além de autoridades, produtores e organização do evento.

Na terça-feira (08/03), às 8h, na Casa da Família Rural, a Emater/RS-Ascar apresenta de forma remota a estimativa final da Safra de Grãos de Verão 2021/2022, durante o tradicional Café da Manhã com a Imprensa (https://youtu.be/xJkY4YmGeHM). Á tarde, às 14h, no mesmo local, as mulheres terão um momento especial, com o evento "Dia Internacional da Mulher - Resultados da Pesquisa com Mulheres Rurais", estudo realizado pela Emater/RS-Ascar a pedido da Seapdr com 5.228 mulheres em 462 municípios gaúchos (https://youtu.be/EgWDf1381fc).

Já na quarta (09/03), a partir das 15h30, ocorre o Fórum da Cultura do Trigo, organizado pela Câmara Setorial do Trigo da Seapdr com apoio da Cotrijal. Participam do evento o coordenador da Câmara Setorial do Trigo e economista da Fecoagro, Tarcisio Minetto, o presidente da Câmara Setorial das Culturas de Inverno do Mapa, Hamilton Jardim, e o chefe da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski. O evento será transmitido online pelo canal da Expodireto.

As ações do Programa Pró-Milho, da Seapdr, serão apresentadas no espaço temático da Emater/RS-Ascar. O programa busca incentivar, fomentar e coordenar ações que aumentem a produção e a qualidade do milho no Estado.

Ainda no espaço da Emater/RS-Ascar, outros destaques são a Cozinha Show, que neste ano apresenta receita de doces com ovos, o horto de plantas bioativas, as oficinas de Turismo Rural e de Piscicultura, os sistemas de irrigação e a bovinocultura de leite, entre outros assuntos. A programação completa pode ser acessada neste link http://www.emater.tche.br/site/multimidia/noticias/detalhe-noticia.php?id=33487#.YiIIt-jMKUk.

Serviço

A 22ª edição da Expodireto, promovida pela Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial, ocorre de 7 a 11 de março, no parque de exposições, em Não-Me-Toque. O acesso é gratuito e a programação pode ser acompanhada online pelo endereço: www.expodiretodigital.com.br.

Vanessa Almeida de Moraes – Emater/RS-Ascar
Assessoria de Comunicação Social

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir