Passo Fundo/RS: Neblina
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Neblina
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

Foto: Divulgação

15 de março de 2022

Aeroporto tem cercamento provisório concluído e aguarda liberação

Por Rádio Uirapuru

Ainda na semana passada saiu a notícia que os equipamentos PAPI’s do Aeroporto Lauro Kortz foram finalmente consertados. A reportagem foi informada de que técnicos do exterior trocaram placas eletrônicas e, em testes, o sistema funcionou como o necessário. Os PAPI’s são luzes montadas nas laterais da pista, que trocam de intensidade e possuem cores diferentes, auxiliando na orientação de aviões para pousos em condições de visibilidade reduzida.

Com os equipamentos funcionando a expectativa era pela retomada dos voos no aeroporto, no entanto, um problema com a cerca do local foi constatado e a pista não foi liberada. A ANAC exige que toda a área do aeroporto tenha cerca para evitar a entrada de animais, que podem causar acidentes nos pousos e decolagens. Faltavam aproximadamente 900 metros de cerca para concluir o fechamento de toda a área e isso impossibilitava a reabertura do local.

Na tarde desta segunda-feira (14) o Departamento Aeroportuário do Estado (DAP) informou que foi concluído o cercamento provisório da área do Aeroporto Lauro Kurtz, de Passo Fundo. A medida é uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que o aeroporto seja reaberto para operações com aeronaves menores, não turbojato.

A Anac será informada das providências devendo se manifestar quanto à reabertura parcial do aeroporto.
No entanto, a retomada total dos voos depende ainda da homologação dos PAPIs (equipamentos de auxílio à navegação, instalados na lateral da pista), que estão funcionando, mas ainda sem a homologação.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir