Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

Criança foi encontrada submersa em fezes por dentista da Secretaria Especial de Saúde Indígena na Reserva do Guarita e encaminhada ao hospital. Foto: Divulgação.

1 de abril de 2022

Recém-nascida é resgatada de dentro de latrina em reserva indígena em Redentora

Uma criança recém-nascida foi resgatada por um dentista da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) de dentro de uma latrina na Reserva Indígena do Guarita, em Redentora, na Região Norte do RS. O bebê foi encaminhado ainda na segunda-feira (28) ao Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela, e passa bem. A Polícia Civil investiga o caso.

O resgate foi feito por Gustavo Renan, dentista que atende a população indígena da reserva, a maior do RS, duas vezes por semana. Ele foi avisado por uma indígena que havia uma criança em uma espécie de vaso sanitário improvisado pelos moradores do local.

De acordo com Renan, a criança ainda estava com o cordão umbilical preso ao corpo e coberta pela placenta, o que sugere que o parto havia sido realizado havia pouco tempo. Além de fezes, a latrina estava coberta de areia.

Depois de limpar a criança, o Samu foi chamado ao local. No entanto, um carro da Sesai acabou levando o bebê até o hospital mais próximo.

A mãe da criança também foi encaminhada para atendimento. Ainda não há informações de quem enterrou do bebê e qual foi o motivo da ação.

O episódio chegou ao conhecimento da Secretaria Municipal de de Administração de Tenente Portela, que acionou também a Promotoria de Justiça da cidade, que também faz parte da área da reserva.

Nesta quarta-feira (30), Gustavo Renan prestou depoimento à Polícia Civil. Segundo ele, o resgate rápido foi questão de sorte.

“Em primeiro lugar, a minha atitude não teve nada de heroica. Fiz o mínimo que um ser humano pode fazer. Não sei quanto tempo ela ficou naquele lugar, se 20 minutos, meia hora, uma hora… Quando tirei ela dali, foi uma cena horrível, que às vezes volta à minha cabeça e me deixa mal”, relata.

No dia seguinte ao resgate, o dentista foi ao hospital visitar a bebê salva por sua atitude.

Por G1RS

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir