Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Foto? Reprodução/Internet

4 de abril de 2022

Dia Nacional do Parkinsoniano visa conscientizar sobre a doença responsável por afetar o sistema nervoso central

Celebrado anualmente em 4 de abril, o Dia Nacional do Parkinsoniano tem o objetivo de conscientizar e alertar a sociedade sobre o Mal de Parkinson e as demais doenças parkinsonianas, responsáveis por afetar o sistema nervoso central.

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente cerca de 1% da população mundial com mais de 65 anos tem a doença, que é mais comum nas pessoas que já atingiram a terceira idade e é caracterizada por afetar a movimentação muscular do indivíduo.

Em entrevista o médico neurocirurgião do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, Dr. Leonardo Frighetto, destacou que os principais sintomas da doença são tremores involuntários, rigidez corporal, instabilidade de postura e a lentidão de movimentos.

Segundo o médico, muitas pessoas confundem a Doença de Parkinson com sintomas da velhice e acabam procurando o tratamento adequado tardiamente. De acordo com Frighetto, o Parkinson é uma das enfermidades que estão crescendo na comunidade, porque as pessoas estão vivendo mais, o que aumenta as chances de ter a doença.

Conforme o médico, o tratamento para o Parkinson é medicamentoso, sendo que nos últimos 20 anos a medicina evoluiu muito nesta área, com diversas alternativas para tratamento. Frighetto destaca que os medicamentos melhoram muito a condição do paciente ao longo da doença, principalmente quando são combinados entre si.

Ainda, conforme ele, mais recentemente a medicina também desenvolveu o tratamento cirúrgico para o Mal de Parkinson. Em 2021, o Rio Grande do Sul atingiu a marca de 100 pacientes que tiveram a doença tratada com cirurgia.

Por Rádio Uirapuru

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir