Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

13 de abril de 2022

Expectativa de bons índices de venda de peixes para Sexta-feira Santa

Por Amália Freitas / A Folha

Uma das tradições presentes na Semana Santa está no consumo de peixe na sexta-feira. Mas assim como outros itens do setor, o preço do peixinho está mais caro, mas nada que impeça a busca pelo produto. A expectativa, segundo a Emater é que as vendas girem em torno de 3 mil toneladas no estado.

Em locais como a feira do Produtor, em Não-Me-Toque, a procura pelo produto tem sido grande. Josiane Schwalbert Santos aproveitou a tarde de terça-feira (12) para garantir o pescado. Ela conta que na sua família o consumo do produto na data é importante, um ritual que se repete a cada ano, e para eles é imprescindível o consumo de carne branca nesta ocasião.

Durante a feira os frequentadores encontraram tilápia, carpa húngara e carpa cabeça grande. Os peixes podem ser comprados inteiros ou em filé. Para dar conta de tantos frequentadores, na quinta-feira o horário de atendimento teve início as 8h30 e seguiu enquanto havia produto a disposição.

Luciana Roessler, produtora que há seis anos, expõe na feira nos contou um pouco das suas expectativas para a data:

— Esse ano, as pessoas podem se reunir e já estão pedindo um peixe maior para fazer assado e reunir o povo.

E para quem quiser incrementar ainda mais o jantar em família, a feira do produtor possui a disposição pães, queijos, temperos, legumes, além de uma série de outros produtos coloniais.

A feira abre normalmente, às 8h30, no sábado, funcionando até às 10h.

E já que o peixe é prato principal separamos uma dica de receita muito especial, é o Filé de tilápia ao molho branco e os ingredientes são:

2 filés de tilápia

2 limões

farinha de trigo para empanar o peixe

2 colheres de manteiga

sal

pimenta

óleo pra fritar

salsinha

Modo de preparo:

Tempere o peixe com sal, pimenta e suco de 1 limão, reserve uns 10 minutos para que pegue o tempero.

Depois desse tempo, empane somente em farinha de trigo, frite com pouco óleo em uma frigideira de teflon, deixando bem dourado dos dois lados.

Retire os filés.

Na mesma panela com o fundo que sobrou (por isso usar a frigideira de teflon com pouco óleo) adicione o suco de 1 limão.

Adicione 2 colheres de manteiga e mexa até formar um molho líquido.

Adicione a salsinha e sirva com arroz e feijão.

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir