Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

15 de abril de 2022

Piloto não-me-toquense morre após acidente em fazenda em João Pinheiro

Por G1

O piloto não-me-toquense Marconi Baumgardt, de 37 anos, morreu na manhã da última quarta-feira (24) após uma aeronave pulverizadora cair em uma fazenda, em João Pinheiro, no Noroeste de MG.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o monomotor fazia a pulverização de uma lavoura de cana-de-açúcar em uma fazenda do município. O local fica próximo ao km 186 da BR-040.

Posteriormente, o corpo da vítima foi retirado da aeronave pelo Corpo de Bombeiros e entregue para a funerária após autorização da Polícia Civil e Aeronáutica.

A causa do acidente não foi informada e será apurada. Em nota à TV Integração, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III) foram acionados e que o acidente será investigado.

Em consulta no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a reportagem checou que a situação de "Aeronavegabilidade da aeronave" é considerada "normal". Conforme a Anac, o documento mostra se todos os requisitos estabelecidos estão regulamentados pelas autoridades do país.

Ainda de acordo com o órgão, a aeronave é de propriedade da Lusa Aviação Agrícola e, segundo os bombeiros, era utilizada pela G5 Agronegócios. A reportagem procurou ambas empresas por telefone, mas não conseguiu contato.

Nota da FAB
Com relação aos seus questionamentos, este Centro informa:
Investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), localizado no Rio de Janeiro (RJ), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-FFD, nesta quarta-feira (24) em João Pinheiro (MG).
Na Ação Inicial os investigadores identificam indícios, fotografam cenas, retiram partes da aeronave para análise, ouvem relatos de testemunhas, reúnem documentos, etc. Não existe um tempo previsto para essa atividade ocorrer, dependendo sempre da complexidade da ocorrência.
O objetivo das investigações realizadas pelo CENIPA é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os fatores contribuintes.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir