Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

22 de abril de 2022

Pesquisa vai apontar necessidade na habitação

Por Helaine Gnoatto Zart

A Secretaria Municipal de Assistência Social vem registrando uma crescente busca de auxílio por famílias migrantes, junto vem a necessidade de moradia. O fato de Não-Me-Toque ter-se tornado um polo de desenvolvimento regional faz com que muita gente venha em busca de trabalho. Para conhecer a real situação de demanda de moradia, a Administração Municipal decidiu realizar uma pesquisa junto à população. A pesquisa será realizada no dia 3 de maio, às 19h, no Ginásio Nenão.

José Aloísio de Souza – Zuzu, secretário municipal de Assistência Social, que acumula a pasta da Habitação, explica que o município conta com políticas habitacionais e regras que estão sendo seguidas e podem ser revisadas para atender a necessidade atual.

— Recentemente, utilizamos o mesmo edital para selecionar as famílias que seriam beneficiadas com a reforma habitacional. Desta forma fizemos justiça a quem preencheu as exigências e ao tempo de espera — explicou referindo-se ao edital do governo passado que não chegou a ser atendido devido à pandemia.

A pesquisa agendada para o dia 3 de maio busca conhecer a realidade atual para estabelecer os próximos passos da política pública habitacional. A Administração adquiriu uma área e antes de realizar o projeto habitacional pretende conhecer o público alvo.

Os interessados em construir, reformar ou buscar a casa própria com subsídio público deverão comparecer na data marcada da pesquisa portando documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

A pesquisa vai levantar se a pessoa ou família possui terreno no município, casa própria, ou casa fora do município; se mora em casa própria, alugada ou cedida; há quanto tempo reside no município; se possui financiamento de imóvel; se está no CAD Único; se já foi beneficiado com habitação; se tem banheiro dentro de casa; se tem tratamento de esgoto ou poço negro.

Outro item importante da pesquisa é seu interesse em construir em terreno próprio; construir em terreno do município; reforma da casa; reforma ou construção de banheiro.

— Com essa pesquisa teremos um raio-x da demanda habitacional de Não-Me-Toque e poderemos traçar as políticas habitacionais para os próximos anos. As administrações anteriores tiveram um olhar para esta área e nós vamos continuar, poque casa própria é a base do desenvolvimento social e humano. Temos que ter um olhar constante nas famílias, nos idosos, deficientes— comenta o secretário Zuzu.

O estudo da realidade também leva em consideração os novos loteamentos, onde os terrenos são vendidos pela iniciativa privada para investidores ou para quem planeja construir a casa própria.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir