Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

24 de abril de 2022

Nova vistoria para liberação de voos a jato no Aeroporto de Passo Fundo acontece na próxima semana

Por Rádio Uirapuru

O Aeroporto Lauro Kortz de Passo Fundo retorna seus voos comerciais na próxima segunda-feira, dia 25 de abril.  Como há uma restrição para aeronaves a jato, a Azul Linhas Aéreas utilizará um modelo turboélice na conexão até São Paulo, de maneira provisória. Para que aviões a jato operem em Passo Fundo será preciso nova vistoria e voo com o avião-laboratório GEIV, que vai aferir os equipamentos de orientação luminosa PAPIs.

Em entrevista na Uirapuru o Deputado Mateus Wesp (PSDB) revelou que, em recente reunião com o Departamento Aeroportuário do Estado, com a participação da Prefeitura de Passo Fundo, ficou acertado que o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo-CINDACTA estará em Passo Fundo com uma equipe na próxima quinta-feira (28).  Os agentes vão fazer nova vistoria, conferindo, dentre outras coisas, o funcionamento dos equipamentos PAPIs.  Depois disso, no dia seguinte, 29 de abril, haverá o voo da aeronave GEIV sobre o local.  Esta aeronave vai testar, na prática, os equipamentos Estando tudo em ordem será dada sequência no processo para que o aeroporto seja então liberado para aviões a jato.

Também a Infraero esteve reunida nesta semana com representantes do Estado para tratar sobre os hangares, quanto à sua localização de construção no aeroporto.  Estes hangares devem abrigar aviões particulares de Passo Fundo. Também a questão do cercamento do aeroporto, hoje feita de maneira provisória, foi tratada.  Nos próximos dias será feito um aditivo entre a empresa que faz a obra e o departamento Aeroportuário está em andamento. Nos próximos dias isso será definitivo e, quando a cerca definitiva for concluída, voos noturnos serão liberados, com uma previsão de que ocorram em 3 meses.

Wesp informou também que a volta dos voos na próxima segunda será feita no antigo terminal.  O novo, inaugurado com a presença do Presidente do Brasil, não possui esteira de bagagens e aparelhos de raio x.  O prazo de licitação para a compra dos equipamentos está em andamento com previsão de 120 dias.

Trevos

Outro assunto destacado pelo deputado Mateus Wesp (PSDB) na Uirapuru foi a situação dos trevos de acesso a Passo Fundo, em especial o da Caravela e o do Bairro Santa Marta. Conforme Wesp, o Prefeito Pedro Almeida esteve nesta semana em sua companhia visitando o DAER para informações e atualizações dos projetos para os dois trevos. Os projetos devem ficar prontos entre junho e julho. Depois que a empresa vencedora for anunciada, será feito o encaminhamento para execução das obras, com expectativa para ocorrerem próximas do final deste ano. Os dois projetos têm um valor de R$1 milhão e 500 mil Reais.  Há indicações do projeto inicial de que se tenha uma elevada no Trevo da Caravela e também no Trevo da Santa Marta.  Isso é um indicativo com base em estudo do número de veículos que passam pelo local.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir