Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

26 de abril de 2022

Chuva pode atingir 300 mm em algumas cidades gaúchas

Por MetSul

Os volumes de chuva até quinta-feira podem ser excepcionalmente altos em pontos do Centro para o Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul. Algumas cidades podem registrar volumes na soma desta semana de 200 mm a 300 mm, ou seja, duas a três vezes a média de precipitação do mês de abril inteiro. Cenário de chuva extrema em meio à uma onda de tempestades de vários dias entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul e que será especialmente intensa na Argentina.

Sucessivas áreas de instabilidade associadas a uma intensa advecção de ar quente a partir do Norte da Argentina estão se formando entre o Centro, o Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul com registro de temporais em que ocorrem chuva localmente forte a intensa, muito raios, vendavais localizados e queda de granizo.

A sucessão de áreas de instabilidade que se formam a todo momento ou se regeneram acaba por produzir volumes de chuva muito altos nestas regiões com acumulados significativamente altos. Em contrapartida, em cidades mais ao Norte e o Noroeste do Estado pouco ou nada chove sob o domínio de ar mais seco e quente. Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul e chove na maioria das regiões no começo do dia, forte e com temporais em pontos isolados. A chuva se concentra no Oeste, Centro e Sul do Estado.

Mais ao Noroeste e ao Norte gaúcho, perto de Santa Catarina, não chove. Ao longo desta terça, a instabilidade se concentra no Leste com chuva intercalada com aberturas de sol enquanto pelo Oeste o tempo abre com sol e forte aquecimento pelo ingresso de ar mais seco e quente.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir