Passo Fundo/RS: Neblina
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Neblina
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Foto: Divulgação / Omron Healthcare

3 de maio de 2022

03 de maio: Dia Mundial da Asma

Asma, o que é? Quais os sintomas? Quais as Causas? Qual o tratamento adequado? São perguntas feitas com frequencia sobre uma doença que afeta muita gente, entre crianças, adolecentes, adultos e idosos.

É uma doença inflamatória pulmonar comum e crônica que acomete as vias respiratórias inferiores. Essas vias aéreas (brônquios), são aqueles tubos que levam o ar para os pulmões. A asma faz com que as vias aéreas inchem, se tornem estreitas e produzam muco extra, dificultando a respiração. Não existe uma causa conhecida, mas sabe-se da contribuição de fatores genéticos, história familiar e ambientais

Os sintomas da asma são: falta de ar ou dificuldade para respirar, sensação de aperto no peito ou peito pesado, chiado no peito e tosse. Esses sintomas variam durante o dia, podendo piorar à noite ou de madrugada e com as atividades físicas.  Os sintomas também variam bastante ao longo do tempo. Às vezes desaparecem sozinhos, mas a asma continua lá, uma vez que não tem cura.

A asma, por ser uma doença crônica, tem seu curso marcado por períodos de calmaria e outros de exacerbação. O tratamento contribui muito para os períodos de controle, porém alguns fatores de risco podem ser os vilões das crises.

Fatores que podem exacerbar as crises asmáticas: Ácaros; Fungos; Pólen ( primavera); Fezes de baratas; Mudanças de temperaturas; Exercício físico Estresse e ansiedade; Pelo de animais; Ar frio e seco. O tratamento contempla medidas medicamentosas e não medicamentosas. A identificação dos fatores de risco pode auxiliar na prevenção de crises

A ASMA TEM CURA?

Não tem cura, mas tem tratamento e fica bem controlada se bem acompanhada pelo médico assistente.

Pulmão com asma.
Foto: Divulgação/ Internet
Por Djênifer Tramontini - Fonte

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir