Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

8 de maio de 2022

Nossos Universos: a união de aprendizado entre mãe e filho

Ser mãe já um grande desafio, preparar um serzinho para o futuro, educar e transmitir valores, instigá-lo a conquistar o mundo. Cada nova tarefa é uma conquista, ensinar os filhos a ser independente são algumas das tarefas das mães.

Mas e quando o seu universo e o deles são diferentes? O que fazer? Dar um passo de cada vez, aceitar e aprender sobre o mundo dele enquanto o ensina sobre o seu. Está é a situação de muitas mães de filhos autistas como a Ângela Maria Bach, mãe do Mateus.

Ela conta que quando seu filho recebeu o diagnóstico de autismo foi um grande choque.


A dificuldade em conseguir tratamento adequado é outra grande dificuldade, muitas cidades por mais evoluídas que sejam ainda não sabem atender esse público, seja no ambiente clinico ou no ambiente comum.

Outro fator que gera preocupação nessas mães é o fato da rede básica de saúde ofertar pouquíssimas opções de tratamento e possibilidades voltadas ao autismo. A melhora e o aprendizado dessas crianças precisam de atenção adequada. Mateus hoje evoluiu muito, consegue realizar algumas tarefas sozinho.

A rotina de uma mãe com um filho autista tem sua intensidade, todos os dias o planejamento diário do que ele fará, aulas, terapias, atividades entre muitas outras e sempre tentando deixar ele o mais próximo possível dela.

— Não pode deixá-lo muito tempo na frente da TV.  O eletrônico o leva para o mundo dele, o mundo imaginário, quanto mais você deixar ele presente no dia a dia, fazer com ele te ajude nas suas tarefas mais ele estará no teu mundo—, conta Ângela.

Cada detalhe é pensando para que aos poucos o Mateus vá conquistando sua independência, aprender a conhecer o autismo, suas características são necessárias trazendo a mãe mais facilidade em entender o universo do filho.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir