Passo Fundo/RS: Neblina
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Neblina
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

HSVP de Passo Fundo registrou queda de 60% no número de candidatos à doação de sangue na semana passada Foto: Divulgação

24 de maio de 2022

Doações de Sangue caem com a chegada do frio em Passo Fundo

Assim como foi com a Covid-19, o frio também é motivo de queda no número de doação de sangue.  Nesse sentido, a Gestora e Responsável Técnica do Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, Cristiane da Silva Rodrigues de Araújo, comenta que houve um aumento muito positivo nos meses de março e abril, porém com as baixas temperaturas e resfriados esse número decaiu.

“No mês de maio estamos tendo uma média de 36 coletas/dia, enquanto que em março tivemos uma média de 45 coletas/dia e abril uma média de 47 coletas/dia”, explicou Cristiane.

Na semana passada, ela conta que o Serviço de Hemoterapia do HSVP de Passo Fundo apresentou redução de 60% no número de candidatos à doação de sangue.

Segundo a gestora, o HSVP está com o estoque abaixo do regular, mas que ainda não foi preciso solicitar sangue externamente. Cristiane também destaca que todos os grupos sanguíneos são bem vindos, em especial: O -, O +, A +.

“Do dia 1 até o dia 16 de maio tivemos 194 pacientes que receberam transfusão sanguínea, no total foram 622 hemocomponentes transfundidos, uma média de 39 por dia”, lembra ela.

Validade da bolsa de sangue

Cristiane salienta que o tipo de anticoagulante da bolsa utilizada na coleta do sangue vai definir a validade do concentrado de hemácias.

“Nós trabalhamos com bolsas que duram de 35 a 42 dias, mas pela demanda transfusional da instituição nosso estoque é consumido diariamente”, disse.

Além disso, a gestora enfatiza que dificilmente as bolsas são descartadas por validade, e quando isso raramente acontece, são de grupos sanguíneos que têm um número de pacientes reduzidos, como aqueles dos grupos sanguíneos B ou AB.

Como doar sangue

Para doar sangue o voluntário deve dirigir-se ao Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo, na Rua 15 de Novembro no prédio da Radioterapia – nº 485, 5º andar.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. E uma vez por mês, aos sábados de manhã, são realizadas coletas mediante agendamento prévio de grupos.

Cristiane orienta que o doador precisa estar bem de saúde, alimentado, ter tido uma boa noite de sono, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos.

Já candidatos na faixa etária de 16 e 17 anos devem estar acompanhados dos pais ou apresentarem um termo de consentimento assinado e registrado pelos responsáveis.

Por Diário da Manhã

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir