Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

8 de junho de 2022

Chapada pode ser a primeira cidade do norte gaúcho com geração de energia eólica

Desde 2016 a empresa Ecopreojetos está instalada na cidade de Chapada, onde faz medição na força dos ventos. Segundo informações divulgadas pela empresa em entrevista ao Grupo Diário da Manhã na próxima semana pretende protocolar junto Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) as licenças ambientais para dar continuidade ao projeto de geração de energia eólica.

A Ecoprojetos pretende instalar seis geradores com 102 metros de altura cada. O espaço destinado para isso 150 hectares. Mas para a colocação das torres uma série de fatores precisam ser analisados para assim garantir a eficiência.

Outro item crucial no projeto é a forma de escoamento dessa energia, para isso os contratos de venda precisam ser fechados ainda na fase inicial de instalação.

Cerca de dois anos atrás o projeto previa a instalação de apenas uma torre, com 4,2 mega watts de energia distribuída abasteceria 40 mil residências (com consumo médio 300KWH/mês).

Com a complexidade da documentação é imensa em independente do número de torres, o projeto foi ampliado para seis. Cada aerogerador tem um custo de R$ 30 milhões.

Fonte: Grupo Diário da Manhã

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir