Segunda-feira, 15 de Agosto de 2022
Telefone: (54) 3332-1699
Whatsapp: 054 9 9715-2658
Clique para Ouvir
Tempo nublado
22°
14°
23°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Educação

Programa Aprendiz Cooperativo do Campo realiza aula inaugural em Não-Me-Toque

Programa Aprendiz Cooperativo do Campo realiza aula inaugural em Não-Me-Toque
Foto: Divulgação
29.06.2022 09h51  /  Postado por: A Folha

A Casa do Cooperativismo no Parque da Expodireto Cotrijal, foi sede nesta segunda-feira, 27/6, da aula inaugural do programa Aprendiz Cooperativo do Campo, desenvolvido pela Cooperconcórdia em parceria com a Cotrijal e o sistema Ocergs Sescoop/RS.

Segundo Alessandra Gradaschi Rochemback, Coordenadora de RH da Cotrijal, investir nestes jovens também é garantir o futuro da cooperativa. “O programa visa projetar o que vem pela frente, reforçando crenças da continuidade do modelo cooperativo tanto na propriedade rural, como dentro da própria Cotrijal, pois acreditamos que investir em educação é o caminho mais assertivo para o crescimento sustentável”, enfatiza.

Conforme Alexandre Dall’Agnese, presidente da Cooperconcórdia, o programa traz uma proposta inovadora, que visa estimular a permanência dos jovens no campo, ou na zona rural, qualificando-os para uma gestão eficiente nas propriedades rurais. “Ficamos felizes com o pontapé inicial que foi dado hoje com esta turma. Saliento que as três forças (Cooperconcórdia, Cotrijal e Sescoop) trabalhando conjuntas, farão um grande trabalho, visando garantir a continuidade dos jovens na propriedade rural”, conclui.

Airton Goergen, Gerente da unidade de negócios da Cotrijal de Não-Me-Toque, falou sobre a preocupação da cooperativa pela continuidade da juventude no campo, e por isso, destaca como positivo o programa que tem aulas práticas nas propriedades dos jovens. “É fundamental proporcionar o acesso a informação de gestão da propriedade, estimulando a formação de um agente cooperativo”, destaca.

Por fim, o aluno de Espumoso, Daniel Carlet da Silva, (18), que integra a 40ª turma do programa Jovem Aprendiz do Campo, destacou que espera que o curso lhe traga experiência e aprendizagem para o desenvolvimento da sua propriedade “Nossa família é associada há anos da Cotrijal, conhecemos já o trabalho que é feito junto ao produtor. Tenho o desejo de permanecer no campo, auxiliando nas atividades rurais e espero que este programa me ajude a buscar melhores resultados para nossa propriedade”, salienta.

Ao todo, 21 jovens estarão pelos próximos 17 meses participando do curso que terá a grade curricular teórica com os seguintes temas: Cidadania e Trabalho, Cooperativismo, Formação Humana e Científica, Linguagem e Comunicação, Matemática Comercial e Financeira, Empreendedorismo, Contabilidade, Informática e Educação Ambiental. Já as disciplinas teóricas específicas envolvem os temas: Gestão de Pequenas e Médias Propriedades Rurais, Acesso ao Crédito e Garantias, Cultura de Grãos (trigo/soja/milho), Carnes e Derivados (gado/suínos/aves), Cadeia Produtiva do Leite, Hortaliças e Fruticultura. Ao total são 552 horas de unidade teórica e 552 horas de unidade prática, totalizando 1.104 horas.

Também se fizeram presentes na aula inaugural os pais dos alunos, Benísio Rodrigues, Gerente de Marketing da Cotrijal, Luciano Moraes, Gerente do Parque da Expodireto Cotrijal e Cândida Grotto Kullmann, Analista de RH e responsável pelas turmas de aprendizes da Cotrijal.

Por Ascom/Cotrijal
Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Página Inicial e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir