Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Foto: Divulgação

13 de julho de 2022

3ª fase da Operação Fim de Linha cumpre 24 mandados de busca e apreensão em Passo Fundo

Na manhã de terça-feira (12) a Polícia Civil, através da Draco Passo Fundo, coordenada pelo Delegado  Diogo Ferreira, com apoio do 3ºBPChoque, deflagrou a 3ª Fase da Operação Fim de Linha, de combate a organização criminosa, tráfico de drogas, comércio ilegal de armas de fogo e lavagem de dinheiro.

As ações foram realizadas nas cidades de Passo Fundo e Soledade.

Foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão, bloqueio de 20 contas bancárias e 12 prisões preventivas, além de prisões em flagrante.

Durante a Operação foram realizadas 10 prisões preventivas, seis prisões em flagrante e uma prisão de foragido.

Apreensão de três motocicletas e seis veículos,  cinco armas de fogo, munições, 20 mil reais em espécie, porções de maconha e cocaína, cigarros paraguaios.

Operação Fim de Linha 

As fases I e II da Operação totalizaram 31 prisões preventivas e quatro prisões em flagrante, além de quase um milhão de reais em valores apreendidos e bloqueados.

As fases anteriores desmantelaram criminosos ligados a “facção criminosa” que atuavam no comércio e distribuição de drogas, com múltiplas subdivisões em diversas cidades do Estado, com comando ascendente estabelecido e recluso no Sistema Penal gaúcho.

Os novos elementos informativos e provas coletadas nas intensas investigações das fases anteriores evidenciaram contatos de um dos traficantes presos do primeiro escalão que comprava drogas do principal narcotraficante de Passo Fundo.

Mas também adquiria de terceiros para se isentar do custo mais elevado da facção, criando assim um grupo do segundo escalão emancipado, ligados aos narcotraficantes do “chamado primeiro escalão”.

Essa liderança do segundo escalão tinha o costume de anotar todas transações de armas, munições e drogas em um caderno evidenciando grande poderio bélico e financeiro da organização. Fato demonstrado na análise dos dados telemáticos dos investigados.

Comercialização para caminhoneiros 

Fato que chamou a atenção da investigação foi o grande número de clientes/usuários de cocaína por caminhoneiros de diversas localidades e até de outros estados.

Os motoristas sempre que passavam por Passo Fundo entravam em contato com a liderança do segundo escalão pedindo uma média de “5g de cocaína”.

As tele entregas ocorriam nas rodovias e postos que circundam a cidade, conforme a rota de passagem dos motoristas. Foi observado que esse nicho de mercado foi conquistado por este chefe no “boca a boca” entre os próprios caminhoneiros.

Durante as investigações foi aprendido no mês junho pela Draco 370 kg de maconha com um membro do segundo escalão preso em flagrante no Bairro César Santos.

Este elemento estava cumprindo pena com monitoramento eletrônico em sua residência onde era pago para receber, estocar e distribuir tal quantidade.

Conforme apurado pela DRACO em menos de dois dias esse carregamento seria pulverizado pela “facção” na região norte do estado.

Em outra ação no mesmo mês também em Passo Fundo no Bairro São Luís Gonzaga, localizado desta vez 6,5Kg cocaína e um revólver de grosso calibre (357).

A arma havia sido roubada juntamente com outras de um estabelecimento comercial na cidade em junho de 2021. A droga também era estocada e escondida no local e seria distribuída.

Nessa investigação da terceira fase da Operação também foi identificado pela Draco mais elementos de prova dos já presos anteriormente, confirmando suas funções e de denunciados que agora tiveram sua prisão decretada.

Outra circunstância são as mulheres companheiras desses líderes que participam ativamente das atividades ilícitas intermediando junto a outros traficantes ainda mais quando os companheiros estão reclusos.

Nesta fase duas mulheres foram presas e outra denunciada pela sua parcela nos atos.

A operação teve apoio das Delegacias Regionais de Passo Fundo, Soledade, Carazinho, Lagoa Vermelha e Erechim e do 3º BP Choque da Brigada Militar totalizando o efetivo de 120 policiais.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir