Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Foto: Divulgação/ HC

20 de julho de 2022

Hospital de Clínicas de Passo Fundo celebra 108 anos nesta quarta-feira (20)

Uma instituição centenária que se consolidou como referência em assistência médica e hospitalar, mas também desponta por sua atuação no ensino e pesquisa.

Assim o Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo chega aos seus 108 anos nesta quarta-feira (20/07), integrando a tradição na assistência e a inovação nos serviços.

Falar de uma instituição centenária também é fazer referência a sua tradição e as bases sólidas que a mantem em crescimento.

O HCPF é a primeira instituição médico-hospitalar de Passo Fundo, criada em 1914 por um grupo de passo-fundenses que tinham o objetivo de facilitar o acesso à saúde nesta cidade, já que naquela época era necessário percorrer grandes distâncias em busca de tratamento.

Inauguração edifício HCPF em 1920 | Foto: Divulgação HC

“O Norte do estado do Rio Grande do Sul não possuía instituições hospitalares públicas, e a solução que as comunidades encontraram foi criar os seus próprios hospitais. Então este é um hospital comunitário, filantrópico, que também a partir da década de 90 se reestruturou dentro de um novo planejamento estratégico.” destaca o diretor técnico do HC, Juarez Dal Vesco.

A primeira instalação do HCPF, em 1918, foi construída para atender pacientes durante a Epidemia de Gripe Espanhola. Com a ajuda da comunidade, o primeiro edifício do HC foi construído e inaugurado em 1920.

Estrutura montada para atendimento da Gripe Espanhola | Foto: Divulgação HC

 

 

 

 

 

 

 

 

Desde então, o HC expandiu sua estrutura para atendimento à uma população de mais de 1 milhão de pessoas, correspondentes a quatro Coordenadorias Regionais de Saúde.

Preservar a história e olhar para o futuro permite formar bases sólidas para a evolução

O crescimento com sustentabilidade e focado em qualificar e humanizar o atendimento aos pacientes é destaque na trajetória do HC, com a inauguração de diversos novos serviços e unidades, aliados ao investimento em ensino através de 25 Programas de Residência Médica e Multiprofissional desenvolvidos por meios próprios e também em parceria com as universidades locais.

“Nosso objetivo é aumentar e melhorar nossa instituição para melhor servir a população que busca atendimento aqui.” exalta o presidente do HC, Paulo Adil Ferenci.

O pioneirismo na área da saúde, com a oferta de novos serviços e acompanhando a evolução tecnológica são premissas do Hospital de Clínicas que chancela a qualidade de seus serviços com a conquista da Acreditação com Excelência – ONA 3, anunciada no início de 2022.

Para o coordenador médico do Hospital de Clínicas, a Acreditação com Excelência evidencia os esforços da instituição pela melhoria contínua.

“O Hospital de Clínicas sempre à procura de melhorias nos seus processos de atendimento vem implementando um programa de melhorias através da Acreditação, conseguimos alcançar o nível 1, 2 e o nível de excelência que vem trazer a melhoria em todo o atendimento prestado pelo hospital.” pontua Dr. Rosemar Stefenon.

A qualificação dos recursos humanos durante essa trajetória é destacada pelo administrador Luciney Bohrer.

“Todos nós juntos chegamos a estas conquistas. Agora fica o nosso compromisso de manter este nível de qualidade e de evoluir ainda mais todos os dias para a busca da sustentabilidade da nossa instituição.” enaltece.

Pelo segundo ano consecutivo o HCPF foi relacionado entre os cem melhores hospitais do Brasil conforme classificação da revista Newsweek.  Estes reconhecimentos traduzem compromisso em cuidar da saúde das pessoas com qualidade, carinho e humanização.

Por Diário da Manhã

 

Participe!!
Vá até o Intagram @radiojornalafolha e siga as regras.

TAGS: 108 anos, hc, hospital

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir