Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

Celito Zuffo, Luiza Monteiro e Teodora Lütkemeyer na abertura do projeto. Foto: Helaine Gnoatto Zart

22 de julho de 2022

CTG vai levar cultura gaúcha para praças e comunidades

Iniciou na noite de quarta-feira (20) o projeto Entrevero Cultural nas Praças e Comunidades, evento do CTG Galpão Amigo que vai levar a cultura gaúcha fora do CTG para a comunidade não-me-toquense durante 9 meses.

O projeto financiado pelo Programa Pro-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul conta com palestras, oficinas, aulas de formação cultural, ensaios e apresentações artísticas nas praças promovendo a interação com a comunidade.

Teodora Lütkemeyer, coordenadora do Entrevero Cultural, salienta o propósito do projeto:


A abertura do projeto ocorreu na noite de quarta-feira (20), na sede do Galpão Amigo, às 19h30, com palestra ministrada pela diretora de Cultura da 7ª Região Tradicionalista, Luiza Monteiro. Ela falou sobre os símbolos do Rio Grande do Sul: Bandeira, Hino e Brasão das Armas (regulamentados pela Lei 5.213/66); a planta Erva-Mate (Lei 7.418/80), a flor Brinco-de-Princesa (Decreto 38.400/98), o Cavalo Crioulo e a planta medicinal Macela (Lei 11.858/2002), o Chimarrão como bebida e o Churrasco como prato típico (Lei 11.929/2003).

A palestra foi dirigida aos integrantes da Invernada Artística e seus familiares. Os jovens e crianças serão os difusores da cultura gaúcha nas atividades que serão realizadas nas praças dos bairros Jardim, Santo Antônio, Industrial, Centro e na localidade de São José do Centro, uma vez ao mês, a partir de setembro.

Até agosto, ocorrem as oficinas de preparação. Na próxima semana, dia 27, no mesmo horário, ocorre a oficina de Lendas, Mitos e Contação de História, que será ministrada por Helaine Gnoatto Zart.

O patrão do CTG, Jorge Celito Zuffo, ressalta que a comunidade está convidada a participar de todas as atividades, tanto dos módulos internos, dentro do CTG, quanto os abertos, nas comunidades. A divulgação das atividades ocorre na imprensa e nas redes sociais do CTG Galpão Amigo (Facebook e Instagram).

Prestigiaram a abertura do Entrevero Cultural nas Praças e Comunidades o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuário e Lazer, Paulo Junior da Silva e a vereadora Marina Crestani, representando os poderes Executivo e Legislativo, respectivamente.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir