Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

23 de julho de 2022

Sábia alegria, que tudo move, que tudo amplia

Nosso estado natural é alegre, grato e sem drama. Nascemos, crescemos, nos reproduzimos e morremos. Nossa breve vida em comparação à vida do planeta é um grão de areia no deserto. Assim como nos animais, que tudo aceitam, nossa natureza clama pela resignação. Mas ao mesmo tempo que reconhecemos o quanto somos pequenos e efêmeros, atribuímos importância desnecessária ao que não nos faz feliz.

Quando digo que nosso estado natural é alegre, quero dizer que tudo o que você sente contrário a isso é patológico. Somos afetados todos os dias, por uma série de fatores que nos separam do que somos de verdade. Variações hormonais, frequências energéticas, problemas de saúde (físicos ou mentais), exaustão, entre outros. Somos suscetíveis à muitos fatores que alteram nossa capacidade de se perceber e perceber o outro.

No momento que decido cuidar de mim da forma correta, a maioria dos problemas deixam de existir. Aquilo que antes era problema, agora se torna o meio de se atingir o que o Universo quer de nós. E o Universo quer o nosso progresso. Não temos motivo para reclamar do que nos acontece, já que colhemos aquilo que foi plantado no passado. Devemos, sim, respeitar o plantio diário. Quem cuida de si mesmo, se trata com cautela, aceita seus erros e limitações e exige de si mesmo com amor. Quem se protege sabe os lugares que lhe fazem bem, vive com cautela e equilíbrio e é gentil com todos.

Não é preciso de muito para enxergar a verdade sobre a vida. A vida é simples. Nós complicamos o que deveria ser fácil. Se prestarmos atenção veremos que nosso estado alegre atrai momentos maravilhosos e nosso estado de tristeza impede o ciclo natural de tudo. A maior parte da tristeza é um estado de espírito que você escolhe, ou para punir o outro ou para punir a si mesmo. Ou seja, você é o causador da sua tristeza, e o objetivo normalmente é o de satisfazer o ego, que insiste em te fazer acreditar que o problema são os outros.

Ser alegre e otimista todo o tempo nos parece desgastante, por que claro, exige de nós mesmos. Deixar de colocar a culpa nos outros também não é uma boa alternativa, já que dessa forma a culpa será toda nossa. E é claro que somos os “inocentes” na nossa história de vida. Ser feliz exige que nos movamos em direção aos nossos objetivos sem desculpas, que estejamos dispostos e corajosos para aceitar o que a vida tem a nos oferecer e exige que sejamos compreensivos até mesmo com quem nos trata mal, por que sabemos que quando tratamos mal a alguém, o problema não está nos outros.

Quem é feliz é automaticamente sábio. Qualquer tipo de sabedoria se baseia no conhecimento aplicado. Se você compreende que seu estado natural é alegre, compreende o que te faz mal e mesmo assim insiste no que sabe que não está certo, você conhece, mas não aplica, portanto não adquiriu sabedoria. Se, por outro lado, não busca motivos para se entristecer, e usa do seu conhecimento para buscar estratégias que lhe permitam voltar ao estado de paz, aí sim está sendo sábio. Não se assoberba quem é de fato feliz, antes contagia quem se aproxima.

A felicidade não é moeda de troca, é o processo de aceitação que acontece com os que buscam se conhecer. Quando lhe disserem que “não somos alegres, mas que possuímos momentos de alegria”, saiba que essa é a frase do pessimista. Daquele que não reconhece seu estado natural e culpa o mundo pelo seu insucesso.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir