Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

27 de julho de 2022

Dia 27 de julho é dedicado a prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

O dia 27/07 marcas a mobilização nacional no combate ao câncer de cabeça e pescoço. A data criada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), com apoio da Organização Mundial da Saúde tem como objetivo chamar a atenção aos tipos de cânceres como de boca, faringe e laringe que a cada ano acomete mais pessoas.

Nas 14 Unidades da  Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) no Estado, os usuários com estes tipos de câncer, correspondem a 16% de todos os assistidos pela instituição.

Segundo o INCA, o número de novos casos de câncer da cavidade oral estimado para o Brasil, somente neste ano, é de 15.490, sendo 11.140 casos em homens e 4.350 em mulheres. Já para os tumores de laringe, espera-se 7.350 casos, destes 6.360 em homens e 990 em mulheres. Enquanto que para os casos de câncer de tireoide projeta-se 6.960 novos casos, sendo 1.090 em homens e 5.870 em mulheres. Projeções a longo prazo da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que haverá 27 milhões de novos casos de câncer em 2030.

Os números refletem o dia a dia do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HCor. —De janeiro a junho deste ano foram realizados 86 procedimentos cirúrgicos para a retirada de tumores e outras doenças na região da cabeça e do pescoço pela nossa equipe. Destes, a retirada total da glândula tireoide e dos gânglios linfáticos do pescoço por câncer são as cirurgias mais frequentes, com um total de 40 cirurgias, sendo 17 cirurgias em homens (o que representa 42%) e 23 cirurgias em mulheres (o que representa 58%). O tratamento de tumores das glândulas salivares, paratireoides, cavidade oral, faringe e laringe fazem parte da nossa prática rotineira no Hospital do coração—, conta Dr. Fábio.

Confira abaixo como se prevenir e manter a sua qualidade de vida!

  • Mantenha a higiene bucal em dia. Para os pacientes expostos aos fatores de risco, buscar o acompanhamento regular com um cirurgião de Cabeça e Pescoço é fundamental para detectar precocemente alguma lesão suspeita
  • Abandone o cigarro. Esta é a melhor maneira de evitar a maioria dos cânceres de boca, faringe e laringe
  • Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas
  • Procure manter uma alimentação saudável
  • Nunca se esqueça do protetor solar
  • Comente com seu médico de confiança, seja ele o cardiologista, ginecologista ou o clínico geral, a necessidade de incluir no seu check-up o ultrassom de tireoide, caso isso ainda não esteja sendo feito de rotina.

Informações: Hospital do Coração e Aapecan

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir