Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

29 de julho de 2022

Aapecan: um local de apoio e proteção durante o tratamento oncológico

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), nasceu em 25 de março de 2005, possuindo 14 unidades no Estado. O local recebe pacientes em tratamento oncológico e seus acompanhantes.

Em Passo Fundo, o local possui 20 leitos para acomodar os usuários. Guilherme Guido, coordenador da unidade, explica que a entidade fornece quatro refeições diárias. Também são ofertados no local atendimento psicológico, tanto para o paciente quanto para o acompanhante, além de apoio jurídico.

Guilherme e Marcelo informam que em Passo Fundo a entidade está disponível para receber pessoas de toda região. Foto: Amélia Freitas

A associação também oferta grupos de apoio, Reiki, diversas oficinas e atendimentos de assistência social.

Em determinados casos, os pacientes oncológicos necessitam alimentar-se por sonda. O custo de uma dieta desse tipo é alto, e geralmente o paciente solicita apoio da Secretária da Saúde para fornecimento, via governo do estado. Mas o tempo de espera entre o início do processo e o recebimento do alimento pode ser longo. Então, a Aapecan disponibiliza essa dieta de forma gratuita aos pacientes.

O local também oferta cestas básicas, roupas, fraldas entre outros serviços. Contar com essa rede de apoio em momentos delicados da vida é crucial.

O ambiente hospitalar durante o tratamento tende a ser “pesado”, cansativo e triste. Ao acessar locais como a entidade, as pessoas encontram em cada pequeno detalhe, além do atendimento de necessidades básicas, um conforto para a alma.

A entidade não possui fins lucrativos nem convênios financeiros com instituições públicas. Ela se mantém com auxílio da comunidade. Guilherme explica que a associação possui serviços de telemarketing que contata pessoas da sociedade convidando-as a colaborar com campanhas realizadas.

—Entendemos que hoje há muitos golpes e as pessoas têm medo de colaborar, mas pedimos que se houver dúvida, contate a Aapecan, confirme se a operadora realmente integra a equipe e participe— reitera.

Para realizar o cadastramento é necessário ligar na entidade para fazer o agendamento. Na ocasião a pessoa será informada de todos os documentos que precisa levar. Cabe ressaltar que não apenas pessoas que irão pernoitar podem acessar os serviços ofertados, mas também pessoas que querem apenas passar algumas horas enquanto aguardam o transporte para retornar a sua cidade. Guilherme convida a todos para conhecer o local e participar.

A associação recebe desde doação em dinheiro, que pode ser realizado por meio de boleto bancário, depósito em conta, ou por intermédio do telefone (54) 3317-5700. A entidade também recebe fraldas, roupas, alimentos em geral.

A Aapecan fica localizado na Rua Padre Valentim, 564, bairro Lucas Araújo, Passo Fundo.

Participe!!
Vá até o Intagram @radiojornalafolha e siga as regras.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir