Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Sob a batuta e arranjos do maestro Fernando Coredella, a Osinca apresentou repertório da Seara da canção Gaúcha. Foto: Helaine Gnoatto Zart

15 de agosto de 2022

Osinca brinda Não-Me-Toque com o concerto Seara

A Igreja Matriz Cristo Rei abriu suas portas no domingo (14/8) para receber a Orquestra Sinfônica de Carazinho. O programa Concerto Seara — Temporada 2022 — financiado pelo Pró-Cultura RS, com patrocínio do Economia e Eletrocar, com apoio do Sesc e produção da Osinca, foi aplaudido com entusiasmo pelo público.

O maestro e diretor artístico do concerto, Fernando Cordella, reuniu um qualificado grupo de músicos que atuam em diferentes orquestras no estado, como na Ospa. Como solistas, participaram o canto Daniel Torres e o percussionista Ricardo Arenhaldt. Adilson Franck fez dueto com Daniel Torres na canção Santa Helena da Serra. A aguardada apresentação do tenor Luiz Carlos Wiedthauper não aconteceu devido a problemas de saúde.

A orquestra apresentou-se com seis violinos, duas violas, dois violoncelos, um contrabaixo, uma flauta transversa, dois clarinetes, dois trompetes, um tímpano e uma percussão.

O presidente da Associação Orquestra Sinfônica de Carazinho, Paulo Vargas, explicou que a turnê contemplou Passo Fundo, Carazinho e Não-Me-Toque e antecipou a nova produção que será financiada pela Lei Rouanet e que novamente vai contemplar a cidade, até o fim do ano.

O maestro Cordella ressaltou a riqueza cultural proporcionada pelo intercâmbio de músicos que integram a Osinca, como a violinistas Alessandra Bassani (@bassaniale) que está de malas prontas para os Estados Unidos, ela foi contemplada com o programa de intercâmbio da University of Georgia. Também comentou sobre a retomada dos trabalhos.

—Depois de tanto tempo parada por falta de patrocínio, escolhemos um repertório com forte identificação com Carazinho e a região, música nossa, por isso escolhemos música gaúcha e canções épicas da Seara—, comenta Fernando Cordella.

O maestro anunciou que na próxima quarta-feira (24) termos um concerto na Igreja Evangélica Luterana do Brasil, em Carazinho, com o renomado violinista brasileiro, que mora nos Estados Unidos, Cármelo de los Santos, que está em turnê pela América e fará apenas três apresentações no Brasil (Rio de Janeiro, Porto Alegre e Carazinho). Los Santos se apresenta com Cordella, em concerto com violino e cravo, ingresso livre.

O solista Daniel Torres também falou com a reportagem da Rádio e Jornal A Folha e destacou a riqueza do intercâmbio cultural.

—Peço a Deus que tenha cada vez mais empresas dispostas a patrocinar essa maravilhosa Orquestra. Nós ficamos com o gostinho de querer compartilhar mais tempo com o público nas cidades do Rio Grande do Sul e em outros estados, porque o trabalho criativo do maestro Cordella merece ser visto—, comenta o cantor ressaltando que a música o motiva a viver.

Confira no Instagram @radiojornalafolha dois vídeos da apresentação da Osinca em Não-Me-Toque. E no player abaixo pode ouvir a entrevista completa com presidente da Osinca, Paulo Vargas, maestro Cordella e cantor Daniel Torres.


Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir