Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

Foto: Helaine Gnoatto Zart

26 de agosto de 2022

Sicredi, Lions e Fauth Odontologia iniciam projeto de saúde oral para 500 crianças

A Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Polegar recebeu a primeira intervenção do projeto “Saúde bucal e prevenção à morte por engasgamento”, desenvolvido pelo Lions e pela Fauth Odontologia Especializada, com apoio financeiro do Fundo Social do Sicredi Cooperação RS/SC.

O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de uma saúde oral perfeita, com índice zero de cáries. O projeto começa pelas crianças de zero a 4 anos de idade e deve atingir, progressivamente, até os 16 anos.

De acordo com o Lions, o projeto tem por objetivo a diminuição na diferença de conhecimento das pessoas que interagem com crianças (zero a 12 anos de idade), seja na rotina familiar, escolar e ou profissional, bem como, a orientação e instrução desses, frisando a prevenção da cárie dentária, a perda de um dente por traumatismo e a prevenção da morte por engasgamento.

O projeto vai fornecer para todas as crianças envolvidas kits odontológicos que comportam: dedeiras de silicone para os primeiros dentes dos bebês; escovas de dentes; creme dental; fio dental e folder explicativo.

Todos os estabelecimentos de ensino participantes do projeto terão fixados um cartaz instrutivo, e será distribuído folders para todos os participantes das palestras.

As palestras em cada uma das escolas participante vão abordar demonstrações práticas, técnicas de escovação, tipos de escova, fio e creme dental adequado para cada faixa etária; condutas de emergência em traumatismo dental em dentes decíduos (dentes de leite) e permanentes; e condutas de emergência em engasgamento em bebês, crianças e adultos.

O projeto será desenvolvido pela equipe da Fauth Odontologia Especializada.

A odontopediatra Solange Rodrigues Fauth. explica o projeto

—O projeto contempla orientações para higiene bucal crianças, com ênfase à avulsão dentária (perda de dentes por um trauma) ou dente fraturados, manobras para o desengasgo desde bebê até adultos e a prevenção de autodensengasgo—, explica Solange Fauth que vai trabalhar com a colega, odontopediatra Jéssica Bertoldi.

—Quanto antes conseguimos cuidar da saúde bucal das crianças, mais garantia temos de cárie zero—, defende Jéssica.

O projeto contempla 500 crianças de zero a 4 anos neste ano e prevê avançar gradativamente em 2023 com alunos de 5 a 8 anos; em 2024, para 8 a 12 anos e, em 2025, 12 a 16 anos, atingindo assim toda a fase de desenvolvimento.

Ainda serão atingidos todos os profissionais da área de educação que exercem suas atividades nas escolas do município. O Lions espera atingir também todos os pais ou responsáveis pelos alunos envolvidos no projeto.

Fauth Odontologia 40 anos

O ortodontista João Nelson Fauth, fundador da Fauth Odontologia Especializada, que completa 40 anos de atuação em Não-Me-Toque, neste mês de agosto, comenta sobre a alegria em se dedicar à odontologia.

—Falar da Fauth Odontologia é falar da nossa vida. Há 40 anos chegamos aqui e desenvolvemos nosso trabalho integrados à comunidade. Hoje contamos com a participação da nossa filha e do genro, além de outros profissionais que se somam à equipe contribuindo para propagar a saúde oral das pessoas—, comenta João Nelson.

Os profissionais têm orgulho de constatar que contribuíram para promover zero cárie em muitos pacientes que fizeram o acompanhamento desde criança. Hoje a clínica conta com clientes que são bisnetos de seus primeiros pacientes adultos.

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir