Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Nei Cáser Mânica e Enio Schroeder (Foto: Cmunicação Cotrijal)

30 de agosto de 2022

“O Campo nos une” mostra Cotrijal conectada às suas raízes

O lançamento das comemorações do aniversário de 65 anos da Cotrijal, realizado na manhã desta terça-feira para a imprensa, apresentou o material de divulgação e a programação preparada para fortalecer ainda mais o vínculo com o associado e o compromisso com a gestão comprometida com o futuro da cooperativa.

O presidente Nei César Manica reforçou o crescimento e a expansão dos últimos anos e projetou as próximas ações da cooperativa.

—Esse é um momento importante para podermos compartilhar um pouco da história da Cotrijal. A cooperativa sempre teve como seu foco principal o produtor, a produção, a gestão na propriedade e a profissionalização. Além de ser uma provedora de soluções, para que o produtor permaneça no campo, produzindo com mais tecnologia, qualidade e renda—, afirmou o presidente.

Manica também apresentou os planos da Cooperativa para o futuro, ao falar que o planejamento está preparando mais um salto, voltado para a industrialização. A Cotrijal já tem uma fábrica de ração e uma unidade de beneficiamento de sementes, está aguardando a liberação do TRR para prestar serviço ao produtor, está no projeto de integração de 15 cooperativas com a CCGL (industrialização de leite), mantém parceria com a Alibem (suinocultura) e o próximo passo vai se debruçar sobre uma nova área de industrialização.

A cooperativa criou um comitê de inovação; participa do Fundo Bossa Nova (para inovação-startup); participa junto com mais 11 cooperativas da Supercampo (plataforma da área de varejo); participa do SmartCoop; e participa de um grupo com 8 empresas que trata do desenvolvimento regional voltado para pessoas e tecnologia.

—O sucesso de um empreendimento passa pela administração e pela inclusão de jovens e nós estamos trabalhando com essas demandas para discutir qual é a cadeia viável para a Cotrijal investir e agregar valor à produção de grãos—, anunciou Manica.

O vice-presidente falou da história e da importância do cooperativismo no Brasil, sistema que iniciou em Nova Petrópolis (RS), situando a Cotrijal como a maior cooperativa do Rio Grande do Sul.

COOPERATIVISMO NO MUNDO:

- 1 em cada 7 pessoas é associada de uma cooperativa

- mais de 1 milhão de associados em cooperativa agrícolas

- 280 milhões de empregos

- 3 milhões de cooperativas

- presente em 100 países

- se as 300 maiores cooperativas fossem um país, seria a 7ª economia global

COOPERATIVISMO NO BRASIL:

- mais de 4,8 mil cooperativa

- mais de 450 mil empregos

- 17 milhões de associados

- mais de 1 milhão de associados em cooperativas agrícolas

COOPERATIVISMO NO RIO GRANDE DO SUL:

- 25% da população é associada a uma cooperativa

- 62 mil empregos gerados

- 434 cooperativas

- 3 milhões de cooperados

Schroeder também apresentou os números do agro e sua importância econômica:

- 26,6% do PIB total no último ano

- 1.173 cooperativas agropecuárias

- 223 mil empregos gerados

COTRIJAL

- 53 municípios

- 18,6 mil associados

- 1,3 milhão de hectares cultivados

- 1,1 milhão de toneladas de armazenamento

Lançamento da campanha reuniu a imprensa da áea de ação da Cotrijal

—Se a Cotrijal está completando 65 anos de sucesso é porque pode contar com milhares de mãos dos associados, dos membros das diretorias e dos colaboradores trabalhando para isso. Nossa base são os associados trabalhando lá no campo, sendo fiel e sentindo-se os verdadeiros donos da cooperativa—, ressaltou o vice-presidente.

Benísio Rodrigues, gerente de Comunicação e Marketing da cooperativa, apresentou a filosofia da campanha do aniversário focada na raiz, que é o home do campo:

—Especialmente hoje falamos em falar de pessoas que sonham e que não desiste, que insistem em construir mundo melhor. Pessoas que sonham que seus filhos tenham a mesma coragem de continuar produzindo alimentos para o mundo, que sonham com um mundo melhor.

A campanha fala do orgulho do que a Cotrijal já foi, do que é e de onde pode chegar.

Já está disponível nos canais de internet da Cotrijal o vídeo “O campo nos une” e o primeiro agrocast que conta a história do produtor de leite de

Programação

As ações seguem neste mês de setembro. Destaque para evento on-line, no dia 14 de setembro, dia do aniversário da Cotrijal. Desde esta terça-feira (30/8), as redes sociais da cooperativa apresentarão a websérie “O campo nos une”, uma sequência de seis episódios que retratam a presença da Cotrijal na vida dos seus associados.

No Spotify, a série Conversa Produtiva fará parte da programação alusiva ao aniversário, através do Agrocast Cotrijal. E no dia 28 de setembro, no parque da Expodireto, será realizado o 27º Encontro de Mulheres da Cotrijal.

 

A COTRIJAL - Fundada em 1957 em Não-Me-Toque (RS), a Cotrijal é a maior cooperativa agropecuária do Rio Grande do Sul e uma das maiores do Brasil. Está presente em 53 municípios do Rio Grande do Sul, com 80 unidades de recebimento de grãos, além de Unidade de Beneficiamento de Sementes, Fábrica de Rações, complexo de 33 lojas, 15 supermercados e um atacado. Atende mais de 18,6 mil associados e suas famílias, através de 2,7 mil colaboradores. Em 2021, registrou faturamento histórico recorde de R$ 4,3 bilhões. Desde 2000, promove a Expodireto Cotrijal, uma das seis maiores feiras do agronegócio nacional e uma das principais do cenário internacional.

Com informações Comunicação e Marketing Cotrijal
Edição: Helaine Gnoatto Zart - A Folha
Nei Cáser Mânica e Enio Schroeder (Foto: Cmunicação Cotrijal)

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir