Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

foto divulgação

2 de setembro de 2022

Projeto “A História da Imigração Holandesa em Vídeo” chega ao 17º episódio

Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer, presidente da Associação Holandesa, coordena o projeto iniciado no ano de 2011, pela pioneira Cornélia van Riel e pela jornalista Helaine Gnoatto Zart, registrando a história da imigração holandesa em Não-Me-Toque no livro “A Caminho da Esperança”.

O projeto “A história da Imigração” em depoimentos gravados em vídeo, iniciou em 2019. Com o advento da pandemia, os depoimentos foram paralisados até passar o período de isolamento e ser seguro para os entrevistados, levando em consideração que os pioneiros, personagens dos depoimentos, são idosos e era necessário um cuidado maior para dar continuidade às gravações.

O objetivo do projeto é fortalecer a identidade cultural, contribuindo com a conservação e uso da herança cultural, por meio do registro da memória oral dos imigrantes holandeses, que chegaram em Não-Me-Toque a partir de 1949. O 17º episódio conta com o depoimento de Antonius van Riel.

—O documentário audiovisual conta com entrevistas individuais, cada pioneiro contando sua história, formando assim um arquivo histórico importante para posteridade—, comenta Teodora.

As gravações foram iniciadas pelo imigrante mais idoso e seguem assim até chegar nos aproximados 30 pioneiros que residem em Não-Me-Toque e em Carazinho. Posteriormente poderá ser estendida para mais cidades da região.

Para a execução, foi contratada uma empresa especializada em gravação e edição de vídeo. Também foi e criado um site onde são publicados os depoimentos gravados.

Você pode conferir os vídeos já postados e acompanhar o projeto pelo site https://www.holandesesnmt.com.br/

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir