Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

10 de setembro de 2022

Criança de 10 anos é vítima de Injúria Racial em Não-Me-Toque

—Macaquinha!

—Sua mãe devia estar presa por criar uma macaca fora da jaula.

Essas palavras foram ditas a uma criança de apenas 10 anos de idade em Não-Me-Toque.

O caso registrado como injúria racial choca ainda mais por se tratar de um menor de idade. A Brigada Militar foi acionada na ocasião e o homem, responsável por proferir as ofensas, foi levado a delegacia, prestou depoimento e foi liberado

O efeito de ofensas como essas marcam profundamente a vítima.

O Brasil é um País multirracial marcado historicamente pela escravatura e preconceito racial. Estamos em 2022 e ainda é possível  nos depararmos com preconceitos e racismo,  muitas vezes apresentam -se mascarados.

 O racismo impacta profundamente a vida da vítima. Quando a violência  é com crianças, as marcas são ainda mais intensas;   distorções do autoconhecimento, crises de identidade, ansiedade, dificuldade na aprendizagem, ataques de pânico, depressão, transtorno pós de traumático, baixo autoestima, transtornos emocionais, de pensamento e de comportamento são alguns dos muitos danos associados ao prejuízos psicológicos causados em crianças vítimas de racismo.   A infância é uma fase de construção do sujeito, e é através do olhar do outro que a criança  se constitui. É imprescindível salientar a  importância da família, da escola, da comunidade e dos grupos sociais  na formação das nossas crianças, da  imagem positiva sobre si, sobre seu papel na sociedade.

Poder esclarecer sobre a diversidade, e acompanhamento psicológico adequado para melhor entendimento além de dar voz as crianças , são estratégias para que possa ser iniciado um processo  de tratamento para essas marcas e para a reeducação de toda uma sociedade—, essa análise é feita por uma psicóloga.

Um fato lamentável que ainda persiste de forma velada em uma sociedade que caminha a passos lentos rumo a mudança.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir