Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

14 de outubro de 2022

Alice, o gato e a encruzilhada

O livro, “Alice no país das maravilhas”, do autor Lewis Carroll, foi escrito no ano de 1862, com o objetivo de atrair o público infantil. Porém, seu texto tão bem estruturado, seus diálogos inteligentes e suas mensagens sábias o fizeram cair no gosto do público adulto, que o considera um clássico até os dias de hoje.

No trecho do livro em que Alice se depara com uma encruzilhada, o Gato sorridente aparece e surge o seguinte diálogo:

-Você poderia me dizer qual caminho devo tomar. Pergunta Alice ao Gato.

-Depende muito. Responde ele. Para onde deseja ir?

-Não sei para onde vou! Diz a menina.

-Bom, para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve! Finaliza o Gato com um sorriso.

O personagem do Gato é fundamental na estória de Alice. Suas falas sempre trazem um tom irônico, sagaz e cheio de questionamento. Alice, por sua vez, é considerada inicialmente confusa e perdida, mas a condução da narrativa nos faz compreender, que a menina traz consigo, as qualidades necessárias para compreender o mistério da vida.

Quando Alice pergunta ao Gato, “qual caminho deve tomar”, ela está se referindo a nossa característica humana de sempre procurar pelo caminho mais fácil, aquele que não ofereça perigo, mas sim familiaridade. O Gato responde essa pergunta com outro questionamento muito importante: “Para onde desejamos ir.

Muitos leitores compreendem a pergunta do gato como o ponto principal do diálogo e concluem que o importante é ter um objetivo ou uma meta para seguir. Essa conclusão vai de acordo com outra frase clássica: Mais importante que a velocidade é a direção. E claro, não estão errados os leitores que compreendem a moral do diálogo dessa forma. Essa conclusão pode mesmo estar correta. Porém, não devemos esquecer, que o personagem que vem salvar àquele reino encantado é Alice. O personagem enigmático do Gato sorridente nos convida à observar a menina e seu posicionamento, que a torna protagonista do enredo.

Alice não sabe para onde vai, mas ela não disse que queria parar ou que queria voltar. Alice tem um objetivo definido: Ir! Suas características é que a tornam sábia: inteligência, coragem, capacidade de observação e motivação.

Para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve.”

Qualquer caminho - sempre - servirá se você tiver a sabedoria de Alice.

Todo caminho traz consigo desafios, todo caminho irá testar seus pontos fracos. Seja um observador, como é Alice, saiba extrair todo ensinamento do momento onde você se encontra, consiga perceber-se no momento presente e tenha coragem. Não pare porque a floresta parece escura, não pare porque existem problemas para resolver. Esteja motivado a aproveitar a sua trajetória!

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir