Passo Fundo/RS: Tempestades isoladas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempestades isoladas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

17 de outubro de 2022

Como funciona o IRIS-T, o escudo aéreo que a Alemanha enviou para a Ucrânia

"Avançado", "defesa contra o terror", "uma nova era".

Nos últimos dias, termos como os listados acima foram utilizados para classificar o sistema de defesa aérea IRIS-T, um poderoso escudo antimísseis que a Ucrânia recebeu da Alemanha nesta semana.

A remessa ocorre depois que os ucranianos pediram mais ajuda a seus aliados após os bombardeios russos sofridos em várias cidades, inclusive em Kiev, a capital.

Após uma reunião em Bruxelas, na Bélgica, 50 países aliados da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) anunciaram o envio de sistemas avançados de defesa aérea.

As armas prometidas por países como Reino Unido, Canadá, França e Holanda incluem mísseis e radares. Anteriormente, os Estados Unidos fizeram promessas semelhantes.

Mas, sem dúvida, o sistema de alta tecnologia que a Alemanha enviou gerou maior impacto, pois trata-se de uma das tecnologias mais avançadas do mundo.

'Uma nova era'

—Uma nova era na defesa aérea começou na Ucrânia. Os IRIS-Ts alemães já estão aqui—, comemorou o ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, numa postagem no Twitter.

A Alemanha prometeu enviar quatro desses sistemas de defesa de última geração, embora Kiev inicialmente tenha que esperar até o próximo ano para receber os três que restam.

Segundo o governo alemão, esta arma é o sistema de defesa aérea mais moderno do país.

Esses equipamentos são usados ​​para proteger a população, edifícios importantes, objetos e tropas no solo contra ataques que vêm do céu.

Como funciona?

O sistema IRIS-T de médio alcance e alta altitude foi projetado para proteger uma cidade pequena. Ele pode derrubar aviões, mísseis de cruzeiro e drones.

O IRIS-T SL, a versão mais recente, foi testado "com sucesso" pela primeira vez em 2014.

A Diehl Defense, empresa alemã que fabrica o equipamento, afirma que este sistema "é capaz de fornecer proteção contínua de longo prazo"

—Em combinação com vários sistemas de radar e comando, o IRIS-T oferece as capacidades e os benefícios de um sistema avançado de defesa aérea—, acrescenta a companhia.

De acordo com o jornal alemão Der Spiegel, o sistema —consiste em três unidades: uma plataforma de lançamento acoplada em um caminhão militar com espaço para oito mísseis, um veículo radar e um veículo de comando—.

Fonte: G1

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir