Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

18 de outubro de 2022

Coprel investe em subestações para garantir ainda mais qualidade na distribuição de energia

Buscando sempre atender com qualidade e disponibilidade a demanda por energia para as residências, agroindústrias, empresas e propriedades rurais, a Coprel investe constantemente em uma estrutura de energia elétrica cada vez mais avançada, robusta e confiável. A construção de subestações próprias faz parte destes investimentos e do planejamento estratégico a médio e longo prazo, garantindo a qualidade da distribuição de energia.

A Coprel possui quatro subestações próprias em operação, localizadas em Ibirubá, Tapejara, Passo Fundo e Marau, e ainda uma quinta subestação em construção no município de Tio Hugo. Todos os empreendimentos garantem qualidade e disponibilidade de energia para mais de 30 municípios dessas regiões, possibilitando conforto para as residências urbanas, segurança aos negócios rurais, agroindústrias e demais atividades que dependem da energia elétrica para a execução do serviço e para a renda familiar.

Como funciona uma subestação de energia

Antes de compreender como funciona uma subestação é importante conhecer como a energia elétrica chega até as residências e empresas.

Levando em consideração a geração hídrica, que é a principal fonte da matriz energética do nosso país, a queda de água nas usinas movimenta as turbinas que são conectadas a geradores que transformam a energia mecânica em energia elétrica. Essa energia gerada é transmitida até as subestações por meio de linhas de transmissão, que são as grandes torres que vemos das estradas. Na subestação, a energia é transformada de alta para média tensão, que apesar de estar mais baixa, ainda não pode ser utilizada para uso residencial, por exemplo. Aqui entram as redes de energia e os transformadores laranjas da Coprel, que ficam nos postes. Estes transformadores reduzem ainda mais a tensão da energia, para enfim estar adequada nos padrões de 380 e 220 volts.

Essas subestações funcionam como uma estação rebaixadora de tensão, ou seja, transformam 69 e 138 mil Volts em 13,8 e 23 mil Volts. Elas conectam as redes da cooperativa ao sistema de transmissão de energia regional e até mesmo nacional. É das subestações que saem as redes que chegam até as residências, propriedades e empresas, possibilitando um ganho significativo na qualidade de energia que é distribuída aos associados.

Construídas para agrupar uma estrutura tecnológica com equipamentos de ponta, uma subestação pode garantir disponibilidade de energia elétrica por mais de uma década. É o caso da subestação em Tio Hugo, que terá disponibilidade de carga para quase 7 mil famílias de 8 municípios da região pelos próximos 15 anos. Assim, com investimentos robustos na estrutura e funcionamento das subestações próprias, os cooperantes da Coprel ganham ainda mais segurança para planejar e investir a longo prazo a expansão das atividades, pois estão conectados a um sistema de energia elétrica robusto, confiável e de qualidade.

Em 2022, os investimentos da Coprel em subestações e linhas de transmissão chegam a mais de R$ 15 milhões.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir