Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

21 de outubro de 2022

Justiça Eleitoral faz auditoria das urnas

Visando o segundo turno das eleições, dia 30 de outubro, quando serão eleitos em segundo turno o governador do estado e o presidente da república, o Cartório Eleitoral da 117ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Não-Me-Toque, Victor Graeff, Tio Hugo, Colorado e Lagoa dos Três Cantos, realizou a carga das urnas e fez uma auditoria pública para conferência.

Katiane Worm, chefe do Cartório Eleitoral, e Daniel Lima, chefe substituto, convidaram a imprensa, presidentes de partidos, entre outras instituições que pudessem ter interesse em conferir a transparência das urnas e o teste de votação, na tarde de ontem (20/10), quando compareceram apenas os meios de comunicação.

—No primeiro turno mostramos como o sistema abastece as urnas e como elas são lacradas. Agora, para o segundo turno, queremos mostrar uma auditoria que compreende a emissão de zerézimas, votação, boletins de urnas, entre outros passos—explicou Daniel Lima.

A Auditoria está regulamentada na Resolução do TSE nº 23.669, artigo 26 que regulamenta como conferir a autenticidade e a integridade do sistema eleitoral.

Os participantes escolheram uma urna de cada município que foram auditadas conferindo que os dados dos quatro candidatos – 2 ao governo do estado e 2 à presidência – estavam nas urnas com seus respectivos vices e números.

—As urnas estão todas preparadas para votação e estão programadas para funcionar somente a partir das 7h do dia 30 de outubro. Estão lacradas e qualquer tentativa de violação é facilmente detectada—, esclarece a chefe do Cartório Eleitoral.

O teste de votação foi realizado usando o sistema de simulação e após foi emitido boletim de urna conferido pelos participantes da auditoria. Após foi reinserido o pendrive do sistema oficial, zerado, que será confirmado na abertura da votação pelos mesários e fiscais presentes nas seções.

De acordo com Katiane Worm, neste segundo turno a expectativa é de que o tempo de votação seja inferior ao primeiro turno, considerando que o eleitor terá que votar em apenas dois candidatos, além de que terá uma nova organização de filas.

A demora no processo eleitoral do primeiro turno era esperado em função de cinco fatores: o desgaste da digital de grande parte das pessoas, a escolha de cinco candidatos, pessoas sem a cola que demoraram mais tempo, presença de grande número de pessoas idosas com preferência na fila, além daqueles que não trouxeram documento e tiveram que retornar.

Pedidos de alteração de local de seções não serão atendidos neste ano. Uma das seções do bairro Jardim que foi deslocada para o Cras permanecerá no local e a Justiça Eleitoral está avaliando outro local sugerido para o próximo pleito, considerando que a Escola Valdomiro Graciano não atende às exigências da Justiça Eleitoral.

Confira a transmissão ao vivo do teste das urnas eletrônicas realizadas no dia 20 de outubro:

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir