Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

9 de novembro de 2022

Conheça algumas curiosidades sobre o Catar

O primeiro  país do Oriente Médio que sediará uma Copa do Mundo é o Catar. Considerado um dos países mais ricos do mundo, em razão das exportações de petróleo e de gás natural, o Catar mescla arquitetura antiga e tradicional com infraestrutura moderna, especialmente na sua capital, Doha.

Para a Copa do Mundo de 2022, o Catar construiu oito estádios de futebol, os quais ficam perto um do outro, com 70 km de distância entre si no máximo. O país também construiu uma cidade nova (Lusail) para sediar o jogo final da maior competição de futebol do mundo.

Curiosidades gerais sobre o Catar

O árabe é o idioma oficial do Catar, mas o inglês é falado pela maioria da população.

O islamismo é a principal religião do Catar. Mas, como o país conta com muitos imigrantes, há outras religiões, tais como hinduísmo, budismo e cristianismo.

O país é considerado um emirado, ou seja, o Catar é administrado por um membro da classe dominante — no caso, um emir.

O fuso horário do Catar é de seis horas a mais em relação ao horário de Brasília.

O Catar é o terceiro país com o maior número de imigrantes do mundo. Cerca de 80% da população é de outros países, especialmente da Índia, do Paquistão e de Bangladesh.

Os imigrantes do Catar chegaram ao país a partir dos anos 1970 e ajudaram a construir um dos países mais ricos do mundo.

Outra curiosidade da economia do Catar é que, antes começar a exportar petróleo e gás natural na década de 40, o país se baseava no comércio de pérolas e de pesca.

O Catar é considerado o país com maior renda per capita do mundo. Quase não são cobrados impostos.

O país possui alto índice de desenvolvimento humano e qualidade de vida.

Curiosidades sobre a Geografia do Catar

O Catar é pequeno, uma vez que conta com apenas 11.610 km². O país é um pouco menor do que a Jamaica, por exemplo.

Com apenas 2,9 milhões de habitantes, o Catar tem população equivalente a Salvador.

Uma das curiosidades sobre o Catar é que a água para consumo vem do mar. Mas, para isso, essa água tem que passar pelo método de dessalinização (separação do sal da água).

O Catar é um dos países mais planos do mundo. A maior elevação é de quase 30 m.

O país quase não possui florestas, mas tem manguezais.

No verão, a temperatura do Catar chega a 50 °C. Justamente por esse motivo, a Copa do Mundo 2022 ocorrerá em novembro, uma vez que nesse mês a temperatura é mais amena.

O país conta com um extenso litoral, com mais de 500 km. Entre as praias mais famosas do Catar, estão:

◦ Banana Island, na costa da capital Doha;

◦ Al Thakhira, a 60 km de Doha;

◦ Fuwayriţ, no norte do Catar, a 100 km de Doha;

◦ Zekreet, a 100 km de Doha.

Curiosidades sobre cidades e turismo do Catar

A capital do Catar, Doha, conta com mais da metade da população do país.

Doha é uma das cidades do país que mais cresceram nos últimos 30 anos. Os arranha-céus têm arquitetura mais arredondada.

Um dos principais cartões-postais do Catar e de Doha é o Burj Doha, também conhecido como Doha Tower. O prédio tem 238 m, o que equivale a 46 andares.

Outro ponto turístico de Doha é a avenida à beira-mar chamada Corniche, que tem mais de 6 km de extensão. No Corniche do Catar, as pessoas fazem caminhadas, esportes e passeios de barco.

O mercado Souq Wagif, localizado em Doha, é muito visitado por turistas pela sua arquitetura e por contar com lojas de antiguidades e especiarias.

O Villaggio Mall, em Doha, é um shopping cuja arquitetura se inspira na cidade de Veneza, na Itália, que é construída em cima da água

Al Rayyan, segunda cidade mais populosa do Catar, é um centro histórico que tem várias lojas procuradas por turistas.

Al Zubarah, fundada no século XVIII, é uma das cidades do Catar famosas pelo comércio de pérolas. Al Zubarah é patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) desde 2013.

A cidade de Khawr Al Udayd, também conhecida como Mar Interior, é famosa por ser um dos únicos lugares no mundo onde o mar invade o deserto.

A ilha artificial The Pearl (“A Pérola”) localiza-se na costa de West Bay. The Pearl, no Catar, foi projetada no antigo local onde mergulhadores procuravam por pérolas.

Al Khor é uma cidade do Catar conhecida por ter sido um famoso centro de mercado de pérolas.

Outro ponto turístico famoso do Catar é o Inland Sea, em Khor Al Adaid. O local é uma reserva de água na qual o mar invade o deserto.

A Ilha Bin Ghannam, também lembrada como Purple Island (Ilha Roxa), situa-se no nordeste e é outro cartão-postal do Catar.

Foto: Divulgação

Informações Brasil Escola

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir