Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuva

Notícias

11 de novembro de 2022

Oscilações de temperatura retardam plantio de soja

Juliano Sanders é um dos produtores que precisou retardar o plantio de soja

Por Redação A Folha

A complexidade da agricultura está imposta em cada detalhe do setor e um dos fatores que mais interfere na produção é o clima. As últimas semanas apresentaram grandes oscilações de temperatura que afetam diretamente o plantio da safra de verão retardando seu início. O produtor rural e também engenheiro agrônomo, Juliano Sanders, está entre os agricultores que precisou segurar a plantadeira no galpão.

— Um dos principais fatores que me fez mudar minha programação de plantio foi devido a chuva e temperatura de solo por isso retardei a plantação de soja, que deveria ter começado dia 10 de outubro, acabei deixando para o dia 26—, relata Sanders.

A temperatura de solo ideal para a germinação das sementes da soja é de 25 graus, dentro de uma faixa de 20 (mínima) e 30 (máxima), como explica a responsável técnica da Unidade Básica de Sementes e engenheira agrônoma Marcela Lange Schiochet.

— A temperatura de solo ideal para soja é que ela germine em torno de 25 graus, então nos trabalhamos em uma faixa para a cultura que gira em torno de 20 a 30 graus.

No entanto, as unidades meteorológicas marcaram temperaturas de solo inferiores a 20 graus, um fator a típico em uma época do ano em que o calor deveria predominar. Na data da entrevista com Marcela (4/11), os marcadores indicavam uma temperatura de 18 graus.

— Isso faz com que a germinação atrase e essa lavoura vai demorar um pouco mais para se estabelecer podendo ficar mais suscetível aos patógenos que podem surgir—, relata Marcela.

Marcela Lange Schiochet é a responsável técnica da Unidade Básica de Sementes da Cotrijal

Para reduzir esse risco, o produtor pode retardar o plantio como Juliano e avaliar qual a melhor cultivar, entre os tipos disponíveis existem as mais resistentes e outras um pouco menos, a definição deve ser abordada entre agricultor e o agrônomo, além dos cuidados com a semeadura, velocidade de plantio e a qualidade do grão.

—Hoje nós estamos visualizando a diferença entre as cultivares de soja, assim como já era visto nos híbridos de milho, por exemplo, híbridos se comportam de maneira diferente em semeadura de solo com temperatura mais baixa e isso é verdadeiro hoje também para a cultura da soja. Nós temos sim cultivares que tem um potencial produtivo maior, mas que são mais tolerantes a condição—, ressalta a engenheira.

Por isso é tão importante que haja esse cuidado na escolha da cultivar aliado aos demais cuidados com a semeadura. Em sua propriedade, Sanders optou por manter nessa safra as mesmas cultivares usadas no ano anterior.

— A escolha desses materiais se deu por aguentarem bem as intempéries e secas, sendo um dos materiais que se sobressaíram comparados com outros.

Entre as escolhas de Juliano estão o Neo 610, em uma área de 50 hectares, sendo que já é possível ver seu crescimento (plantio realizado a partir dia 26 de outubro). Agora basta acompanhar o crescimento, como afirmou Marcela, uma lavoura bem preparada no início é necessário para garantir uma boa produção na colheita.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir